O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho para a primeira
Neste período, é esperado um aumento das temperaturas em 5ºC ou mais em regiões dos estados de Santa Catarina, Paraná e
Santa Catarina:
- Regiões Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Norte Catarinense.
Paraná:
- Sudoeste Paranaense;
- Sudeste Paranaense;
- Centro-Sul Paranaense.
Rio Grande do Sul:
- Sudoeste Rio-grandense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Sudeste Rio-grandense.
Entenda o fenômeno climático
Ondas de calor são eventos climáticos caracterizados por temperaturas altas, acima do esperado para uma região e época do ano, segundo o Ministério da Saúde. Este fenômeno tem se tornado mais frequente devido ao aquecimento global.
Leia mais:
Instabilidade provoca temporais e chuva de até 300 mm em algumas regiões do Brasil Novo ciclone pode provocar temporais em MG, SP e em outros sete estados; veja rota
As condições apresentam riscos à saúde da população, principalmente de grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças cardíacas, renais, respiratórias ou de circulação, diabéticos e a populção em situação de rua, por exemplo.
Previsão do tempo para fevereiro
O clima no mês de fevereiro deve manter as temperaturas características do verão, com máximas elevadas em grande parte do país. O Inmet destaca calor acima da média para seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No Sudeste, o calor deve ficar muito acima da média climatológica, com tempo mais quente e sensação térmica elevada em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
No Centro-Oeste é esperado calor intenso no Goiás e Mato Grosso do Sul, com temperaturas variando entre 27°C e 30°C. Já no Norte, o calor intenso deve se concentrar em Estados próximos ao Nordeste, como Amapá, Tocantins e Pará - com temperaturas médias entre 27°C e 32°C, segundo o Inmet.
Por fim, no Nordeste o calor intenso deve predominar ao longo de fevereiro, com destaque para o Maranhão, onde as temperaturas elevadas devem se manter por boa parte do mês.