BH: com mais drones, Polícia Militar reforça estrutura de tecnologia para Carnaval 2026

Carnaval 2026 em BH também contará com uma cabine para atender mulheres vítimas de importunação sexual; 100% do efetivo da Polícia Militar estará nas ruas durante a festividade

Polícia Militar de Minas Gerais

Belo Horizonte terá policiamento com capacitação e estrutura de tecnologia reforçados para combater crimes durante o Carnaval 2026. Em entrevista ao Plantão da Cidade, da Itatiaia, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Carlos Frederico Otoni Garcia, detalhou que 100% do efetivo estará nas ruas durante todos os dias do evento.

A festividade também contará com mais drones e uma cabine para atender vítimas de importunação sexual.

Leia também

Os drones foram introduzidos no policiamento do Carnaval do ano passado e, neste ano, vão ganhar uma atenção especial. De acordo com Carlos Garcia, além da introdução de mais drones no policiamento, o Carnaval 2026 contará com mais policiais treinados para operar o equipamento.

O reconhecimento facial permitirá a localização de pessoas com mandados de prisão em aberto, ou mesmo realizar o flagrante de pessoas que estejam cometendo algum delito. No ano passado, o momento em que um drone da PM “prendeu” um suspeito após flagrá-lo realizando um furto viralizou nas redes sociais.

Cabine rosa

Outra inovação da Polícia Militar para o Carnaval 2026 é a cabine rosa, criada para garantir mais acolhimento e um atendimento humanizado às mulheres vítimas de crimes como importunação sexual, assédio e outros delitos similares. O atendimento será realizado por policiais militares mulheres.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...