Novo Plantão da Cidade estreia com ajuda a morador de BH e segurança no Carnaval

Formato é apresentado pelo comunicador Marcos Maracanã

Novo programa é comandado por Marcos Maracanã

O novo Plantão da Cidade, com o apresentador Marcos Maracanã, estreou nesta segunda-feira (2). O programa reafirmou sua identidade vibrante e conectada às causas populares ao unir assistência social e o planejamento de segurança para a folia deste ano.

Recomeço de um morador do Barreiro

A estreia foi marcada por uma ação de ajuda a Geraldo Pereira da Silva, de 61 anos. O aposentado, morador do bairro Vale do Jatobá, na Região do Barreiro, em BH, perdeu sua casa de três andares em um deslizamento no dia 6 de janeiro. Geraldo, que chegou a ficar internado por seis dias após o desabamento, perdeu todos os seus pertences, incluindo um carro recém-comprado que ficou sob os escombros.

Carro soterrado

“Destruiu foi tudo e levou o carro junto. Estava tendo vendaval com chuva e acabei perdendo tudo. O carro eu tinha acabado de comprar, paguei apenas uma prestação”, lamentou o morador.

Sem condições financeiras para arcar sozinho com os prejuízos, amigos, conhecidos e demais pessoas se mobilizaram para ajudar. Uma vaquinha online foi criada e já arrecadou R$ 11 mil.

A mobilização do programa também gerou resultados. Uma empresa de guincho, sensibilizada pelo apelo de Maracanã e da Itatiaia, iniciou nesta tarde (2) o trabalho de içamento do veículo sem custos para o proprietário.

Geraldo perdeu tudo em deslizamento de terra

A equipe de reportagem acompanhou a operação de perto, captando imagens e ouvindo o alívio de Geraldo e de seus familiares.

Segurança: tecnologia e acolhimento no Carnaval 2026

O programa também trouxe detalhes exclusivos sobre o esquema de segurança para o Carnaval de Belo Horizonte. Em entrevista, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Carlos Frederico Otoni Garcia, garantiu que 100% do efetivo estará nas ruas.

As inovações para este ano incluem:

  • Monitoramento Aéreo: Ampliação do uso de drones com sistema de reconhecimento facial para identificar criminosos com mandados em aberto ou flagrantes de furto;
  • Capacitação: Maior número de militares treinados especificamente para operar as tecnologias de vigilância;
  • Cabine Rosa: Uma estrutura dedicada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de importunação sexual e assédio. O espaço será operado exclusivamente por policiais femininas preparadas para o acolhimento das vítimas.

“A Polícia Militar estará preparada para propiciar a melhor segurança para todos”, reforçou o comandante, destacando o compromisso de Minas Gerais com o bem-estar dos foliões e turistas.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...