Nesta sexta-feira (30), o apresentador da Itatiaia, Eustáquio Ramos, encerrou seu ciclo a frente do programa Plantão da Cidade. Foram oito anos na bancada marcados por compromisso com o serviço ao cidadão e ao ouvinte.
Eustáquio seguirá no Jornal da Itatiaia – 1ª Edição e também passará a se dedicar a outros projetos na emissora, especialmente os voltados à editoria de Política. Com isso, o jornalista, que em fevereiro completa 25 anos na
Novidades no ar
Comunicador conhecido pelo estilo direto, vibrante e conectado às causas populares, Maracanã estreia o novo Plantão da Cidade na próxima segunda-feira (2), com produção de Célio Ribeiro.
O apresentador assume um dos horários mais tradicionais da emissora e chega para fortalecer a essência do Plantão: dar voz ao povo, ampliar a escuta das ruas e transformar as principais dores do dia a dia em pauta. Com a reformulação, a atração se torna ainda mais dinâmica e participativa, com foco em denúncias, cobranças e prestação de serviço, aproximando a audiência do jornalismo que impacta a vida real.
Além do estúdio, o novo Plantão da Cidade também vai ganhar ainda mais presença nas ruas, com entradas externas, matérias em comunidades e apurações em campo, reforçando a proposta de estar onde os fatos acontecem e onde a população precisa ser ouvida.
O programa segue sendo transmitido ao vivo no rádio (FM 95,7 e AM 610) e com imagens no YouTube da Itatiaia (@ItatiaiaOficial), fortalecendo o diálogo com o público e ampliando a interatividade nas plataformas digitais. O Plantão da Cidade vai ao ar de segunda a sábado, às 16h.
A voz do povo no rádio
Com mais de 30 anos de carreira e passagens marcantes pela televisão e rádio em Minas Gerais e Goiás, Marcos Maracanã traz para o Plantão da Cidade sua marca registrada: a cobrança direta às autoridades e a defesa do cidadão comum.
“Assumir o Plantão da Cidade na Itatiaia é uma honra e um desafio empolgante. É um sonho de um profissional trabalhar na maior rádio do Brasil. O meu compromisso é o mesmo de sempre: estar ao lado do povo. Sou custoso e vou cobrar solução para quem mais precisa. Vamos fazer um rádio que é a cara da nossa gente. No Plantão da Cidade, o microfone será do povo!” afirma Maracanã.
Início e formação
Natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Maracanã iniciou sua carreira em 1986 como operador de áudio na Rádio Platina AM, em sua cidade natal. É graduado em Rádio e TV pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia (conclusão em 1992). Além da formação acadêmica, ele possui experiência artística prévia como palhaço de circo (o “Palhaço Gelatina”), o que atribui sua facilidade com improviso.
Maracanã passou por diversas emissoras de renome, consolidando-se como um apresentador de grandes audiências, ganhando destaque no comando do programa Chumbo Grosso (SBT/TV Vitoriosa) e do Balanço Geral (Record), onde liderou a audiência regional por vários anos. Também atuou na TV Goiânia (afiliada Band). Mudou-se para a capital mineira em 2011 para apresentar o Brasil Urgente Minas. Na Band, também liderou o projeto Me Chama que Eu Vou, que utilizava um ônibus para atender demandas da comunidade nas ruas.
Conhecido pelo bordão e apelido “Custoso”, Maracanã foca sua atuação na prestação de serviços e no jornalismo de proximidade, sendo premiado em 2010 com o prêmio Sérgio Vieira de Melo (ONU) por uma série de reportagens de cobertura de guerra.
O programa
O Plantão da Cidade vai ao ar de segunda a sábado das 16h às 17h. O formato mantém seus pilares de utilidade pública, mas ganha o reforço do “estilo Maracanã" de fazer comunicar com:
- Interatividade Total: Participação direta ao vivo e via WhatsApp e redes sociais.
- Fiscalização Urbana: Foco em problemas de infraestrutura, saúde e segurança nos bairros de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
- Jornalismo em Tempo Real: Conexão direta com a equipe de repórteres da Itatiaia nas ruas.
Desde 2021, com a mudança de gestão da rádio e a nova sede, o programa passou por uma modernização visual, passando a ser transmitido também por vídeo no YouTube, o que mudou a forma como o cidadão envia denúncias (agora com fotos e vídeos).