Itatiaia completa 74 anos de história entre os maiores veículos de comunicação do país

Rádio mais ouvida do Brasil, site com milhões de acessos, conteúdo em tempo real, jornalismo que ultrapassa fronteiras; Itatiaia já nasceu moderna e continua a se reinventar

A rádio evoluiu. Tem imagem, presença digital, interação

Hoje a informação não se limita a um único meio. Ela é ouvida, vista, acessada, compartilhada. Ela está onde as pessoas estão. A Itatiaia completa 74 anos nesta terça-feira (20) sendo um dos maiores veículos de comunicação do país. Um site com milhões de acessos, conteúdo em tempo real, jornalismo que ultrapassa fronteiras.

A rádio evoluiu. Tem imagem, presença digital, interação. As pessoas ouvem, assistem e têm a informação onde quiserem. Com a redação em Brasília, equipes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, a Itatiaia acompanha os grandes acontecimentos do Brasil e do mundo. A Itatiaia já nasceu moderna e continua a se reinventar a cada ano da sua história, como destaca João Vitor Xavier, vice-presidente da holding Itasat.

“A Itatiaia sempre foi pioneira. Foi a primeira rádio de Minas Gerais a fazer o formato de esporte, prestação de serviço e entretenimento. As rádios antigas eram rádios de música, de grandes orquestras, da Rádio Novela, e a Itatiaia veio de um jeito completamente novo. Januário falou: ‘Preciso fazer uma rádio para conversar com essa cidade’. E a Itatiaia tem isso no seu DNA, na sua essência, de ser uma rádio nova, de ser uma rádio inovadora, de ser uma rádio moderna, de ser uma rádio contemporânea. A gente sempre brinca: ‘Somos uma senhora que continua em forma, firme, forte, com a cabeça boa, com o corpo saudável’. Então, hoje a Itatiaia está no YouTube, no Instagram, no TikTok, tem um portal que, junto com a CNN, é o segundo maior portal de notícias do Brasil. A Itatiaia tem o maior YouTube de esportes e de notícias de Minas Gerais, tem o maior site de Minas, que era um desafio nosso. A Itatiaia é o que é porque ela é a rádio que fala para o povo”, destaca João Vitor.

A força da informação também está na parceria. A sinergia com a CNN Brasil amplia vozes, conteúdos e impacto. O vice-presidente comercial e marketing “CNN/Itatiaia”, Bruno Bianchini, fala da importância de empresas de comunicação se unirem em um único propósito. “A rádio mais ouvida do Brasil tem a sua irmã CNN Brasil trazendo ainda mais força para esse grupo. Um trabalho conjunto, um trabalho em que a gente impacta cada vez mais gente. Um trabalho que leva cada vez mais autoridade no jornalismo na maneira de informar. Então, essa é uma parceria que que veio para ficar, que veio para se fortalecer ainda mais”, afirma Bruno Bianchini.

A professora Giovana Alves Rafael, de 34 anos, mora no bairro Bom Jesus, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e está sempre conectada com a Itatiaia. “Todos os dias começando pelo WhatsApp, já vou pelo canal de atualizações e depois para o site. Se você quiser algo na hora, tem a notícia. As notícias não demoram a chegar”.

A Itatiaia é o rádio que une. Os irmãos Adalto e Romair nasceram em Engenheiro Navarro, no Norte de Minas. Hoje, morando em Belo Horizonte, Adalto troca abraços com o irmão na programação da Itatiaia. “O Romair fica ligado na Itatiaia. Um dia ele mandou um abraço para mim e eu não sabia. Passei a ouvir a Itatiaia e ouvi ele mandando abraço para mim mesmo. Às vezes, eu mando abraço para ele. Para mim, não tem outra rádio não”.

Funcionário da Telemig por duas décadas, o hoje taxista Francisco Barros ajudava a colocar a Itatiaia no ar nas jornadas esportivas. Hoje, ele dá carona para a Itatiaia em todos os cantos.

“Conheço a história da rádio. Eu sei onde começa tudo, né? E eu fazia parte desse movimento. Eu me sinto muito confortável, como se eu tivesse um amigo dentro do carro, né? Ouvindo o pessoal da madrugada, eu sinto que não estou sozinho”.

A Itatiaia é uma companhia de décadas para o engenheiro mecânico Luiz Borges, de 71 anos. Um problema de saúde aos 17 anos fez com que ele perdesse a visão. O radinho é a conexão e a companhia dele.

“Eu tenho aqui um rádio com AM/FM e tem também a Alexa. Sempre que eu quero buscar uma atualização maior, dou uma ligada. Gosto da Conversa de Redação”, destaca.

E tudo isso nasceu de uma ideia simples, informar com responsabilidade. Uma história construída todos os dias ao longo de décadas. Há 74 anos a Itatiaia nasceu no rádio, hoje é uma marca nacional de comunicação. O futuro chegou e ele continua a ser contado todos os dias. Itatiaia 74 anos, sotaque mineiro, que fala com o Brasil inteiro.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...