Hoje a informação não se limita a um único meio. Ela é ouvida, vista, acessada, compartilhada. Ela está onde as pessoas estão. A Itatiaia completa 74 anos nesta terça-feira (20) sendo um dos maiores veículos de comunicação do país. Um site com milhões de acessos, conteúdo em tempo real, jornalismo que ultrapassa fronteiras.
A rádio evoluiu. Tem imagem, presença digital, interação. As pessoas ouvem, assistem e têm a informação onde quiserem. Com a redação em Brasília, equipes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, a Itatiaia acompanha os grandes acontecimentos do Brasil e do mundo. A Itatiaia já nasceu moderna e continua a se reinventar a cada ano da sua história, como destaca João Vitor Xavier, vice-presidente da holding Itasat.
“A Itatiaia sempre foi pioneira. Foi a primeira rádio de Minas Gerais a fazer o formato de esporte, prestação de serviço e entretenimento. As rádios antigas eram rádios de música, de grandes orquestras, da Rádio Novela, e a Itatiaia veio de um jeito completamente novo. Januário falou: ‘Preciso fazer uma rádio para conversar com essa cidade’. E a Itatiaia tem isso no seu DNA, na sua essência, de ser uma rádio nova, de ser uma rádio inovadora, de ser uma rádio moderna, de ser uma rádio contemporânea. A gente sempre brinca: ‘Somos uma senhora que continua em forma, firme, forte, com a cabeça boa, com o corpo saudável’. Então, hoje a Itatiaia está no YouTube, no Instagram, no TikTok, tem um portal que, junto com a CNN, é o segundo maior portal de notícias do Brasil. A Itatiaia tem o maior YouTube de esportes e de notícias de Minas Gerais, tem o maior site de Minas, que era um desafio nosso. A Itatiaia é o que é porque ela é a rádio que fala para o povo”, destaca João Vitor.
A força da informação também está na parceria. A sinergia com a CNN Brasil amplia vozes, conteúdos e impacto. O vice-presidente comercial e marketing “CNN/Itatiaia”, Bruno Bianchini, fala da importância de empresas de comunicação se unirem em um único propósito. “A rádio mais ouvida do Brasil tem a sua irmã CNN Brasil trazendo ainda mais força para esse grupo. Um trabalho conjunto, um trabalho em que a gente impacta cada vez mais gente. Um trabalho que leva cada vez mais autoridade no jornalismo na maneira de informar. Então, essa é uma parceria que que veio para ficar, que veio para se fortalecer ainda mais”, afirma Bruno Bianchini.
A professora Giovana Alves Rafael, de 34 anos, mora no bairro Bom Jesus, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e está sempre conectada com a Itatiaia. “Todos os dias começando pelo WhatsApp, já vou pelo canal de atualizações e depois para o site. Se você quiser algo na hora, tem a notícia. As notícias não demoram a chegar”.
A Itatiaia é o rádio que une. Os irmãos Adalto e Romair nasceram em Engenheiro Navarro, no Norte de Minas. Hoje, morando em Belo Horizonte, Adalto troca abraços com o irmão na programação da Itatiaia. “O Romair fica ligado na Itatiaia. Um dia ele mandou um abraço para mim e eu não sabia. Passei a ouvir a Itatiaia e ouvi ele mandando abraço para mim mesmo. Às vezes, eu mando abraço para ele. Para mim, não tem outra rádio não”.
Funcionário da Telemig por duas décadas, o hoje taxista Francisco Barros ajudava a colocar a Itatiaia no ar nas jornadas esportivas. Hoje, ele dá carona para a Itatiaia em todos os cantos.
“Conheço a história da rádio. Eu sei onde começa tudo, né? E eu fazia parte desse movimento. Eu me sinto muito confortável, como se eu tivesse um amigo dentro do carro, né? Ouvindo o pessoal da madrugada, eu sinto que não estou sozinho”.
A Itatiaia é uma companhia de décadas para o engenheiro mecânico Luiz Borges, de 71 anos. Um problema de saúde aos 17 anos fez com que ele perdesse a visão. O radinho é a conexão e a companhia dele.
“Eu tenho aqui um rádio com AM/FM e tem também a Alexa. Sempre que eu quero buscar uma atualização maior, dou uma ligada. Gosto da Conversa de Redação”, destaca.
E tudo isso nasceu de uma ideia simples, informar com responsabilidade. Uma história construída todos os dias ao longo de décadas. Há 74 anos a Itatiaia nasceu no rádio, hoje é uma marca nacional de comunicação. O futuro chegou e ele continua a ser contado todos os dias. Itatiaia 74 anos, sotaque mineiro, que fala com o Brasil inteiro.