Seis criminosos com mandados de prisão em aberto foram presos pela Polícia Militar (PM) em Belo Horizonte após serem identificados por câmeras de reconhecimento facial. As prisões ocorreram nessa sexta-feira (28). A informação foi passada pela major Layla Brunnela, responsável pela sala de imprensa da PMMG, durante entrevista exclusiva ao jornal da Itatiaia.
É a primeira vez que a tecnologia é testada em evento com multidão. Essa tecnologia vem sendo testada há algumas semanas e, somente ontem (sexta-feira), tivemos seis presos com mandados de prisão em aberto aqui no estado que foram reconhecidos pelo sistema. Uma tecnologia que a gente agregou às câmeras já existentes e também aos drones e à plataforma de observação elevada, além das câmeras de segurança das bases de segurança”, disse a major, que acrescentou:
“Temos todo um portfólio móvel e fixo com essa tecnologia, com certeza agregando muito no Carnaval. É o primeiro teste em multidões e tem dado muito certo. O primeiro dia foi de sucesso”.
A PM está usando câmeras inteligentes com reconhecimento facial em drones, nos Postos de Observação Elevada (POE) — com câmeras que filmam 360º e têm capacidade de identificar uma pessoa num raio de três a quatro quilômetros — e em Bases de Segurança, todas ligadas a uma central de videomonitoramento.