Justiça divulga lista dos bandidos mais procurados de MG; saiba quem são e suas facções

Filiação dos foragidos a grupos criminosos como PCC, CV e TCP reforça alerta para atuação das organizações em Minas Gerais

Os oito criminosos mineiros mais procurados do Brasil

O Ministério da Justiça divulgou, junto aos estados, a lista dos foragidos mais procurados do Brasil. O relatório traz 216 nomes, sendo oito deles oriundos de Minas Gerais. Essa situação reforça o avanço das facções criminosas em MG, pois a maioria dos criminosos citados pertence ao Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) ou Primeiro Comando da Capital (PCC).

A lista foi divulgada nessa segunda-feira (8) e a Itatiaia obteve detalhes sobre os criminosos mineiros. Confira:

Anderson Ferreira Santos, o ‘Andinha’ ou ‘Bala’ - CV

Anderson Ferreira Santos, vulgo “Andinha” ou “Bala”, é o 01 – principal liderança – do Comando Vermelho em Minas Gerais. Nascido em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em 14 de novembro de 1985, o criminoso tem raízes fortes também no Morro das Pedras, aglomerado da Região Oeste de Belo Horizonte dominado pelo CV.

Bala é praticamente idolatrado pelos outros membros do CV em Minas e também é chamado de “Paizão”. Ele estaria escondido na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, o ‘Anjinho’, ‘Anjo’ ou ‘Pezão’ - PCC

Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, vulgo “Anjinho”, “Anjo” ou “Pezão”, também é natural de Teófilo Otoni, onde nasceu em 21 de novembro de 1981. Ele é apontado como membro do PCC e grande inimigo do Bala.

Ele fugiu durante benefício concedido pela Justiça e, desde então, não foi mais visto. Há suspeita de que ele possa estar vivendo na Europa, mas sem confirmação.

Dalmo Gomes dos Santos, o ‘Rebelde’ - PCC e Família Anjo Rebelde (A-R 118)

Dalmo, O Rebelde

Dalmo Gomes dos Santos, conhecido como “Dalmo, o Rebelde”, é apontado como membro do PCC após a união de sua facção própria, a Família Anjo Rebelde (A-R 118), com a organização criminosa paulista.

O Rebelde nasceu em Sarzedo, na Grande BH, no dia 3 de agosto de 1981. Ele fugiu da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Santa Luzia em um resgate considerado “cinematográfico”, com criminosos armados de fuzis e vestidos de terno.

A Justiça apontou que um esquema de corrupção facilitou a fuga. Desde então, não foi mais encontrado. Informações apontam que ele pode estar vivendo no Paraguai ou na Bolívia.

Douglas de Azevedo Carvalho, o ‘Mancha’ - PCC e TDD

Douglas de Azevedo Carvalho, vulgo “Mancha”, nasceu em Contagem no dia 8 de janeiro de 1992 e começou no crime realizando roubos de carga. É apontado como um dos maiores narcotraficantes do Brasil na atualidade, sendo alvo prioritário do Departamento de Operações Especiais (DEOESP-MG).

Douglas Azevedo, o Mancha

Mancha é tido como criador da facção ‘Tropa do Douglas’ (TDD), porém, sua defesa, através do advogado Fabiano Lopes, nega que Douglas lidere qualquer facção. Recentemente foi divulgado um comunicado informando a absorção da TDD pelo PCC.

Segundo fontes da segurança pública, Mancha transporta drogas para outros continentes, como Europa e Ásia. O criminoso se tornou foragido após receber o benefício da tornozeleira eletrônica, remover o equipamento, colocá-lo em um macaquinho de pelúcia e deixá-lo em Capitólio, no Sudoeste de Minas Gerais. Informações apontam que ele pode estar vivendo na Bolívia.

Leia também

Marcelo Jaime Gonçalves, ‘Pisca’ ou ‘Marcelinho Pisca-Pisca’ - CV

Marcelo Jaime Gonçalves, vulgo “Pisca” ou “Marcelinho Pisca-Pisca”, nascido em 27 de junho de 1983, é natural do bairro Vista Alegre, Região Oeste de Belo Horizonte, e fugiu do sistema prisional durante ‘saidinha’ de final de ano, após deixar o presídio escoltado por policiais civis. Ele é membro do Conselho Permanente do Comando Vermelho em Minas Gerais.

Marcelo Jaime Gonçalves, vulgo “Marcelinho Pisca-Pisca”

Há informações de que ele está escondido no Rio de Janeiro. Inicialmente, Pisca vivia no Complexo da Penha, mas, após a megaoperação realizada no local, em outubro, fugiu. Não se sabe onde ele se encontra.

Paulo Sérgio Sousa da Silva Júnior

Paulo Sérgio Sousa da Silva Júnior é “novidade” na lista dos mais procurados de Minas Gerais. Nascido em 19 de agosto de 1993, em Contagem, tem envolvimento em assaltos à mão armada e roubos a banco.

Rafael Carlos da Silva Ferreira, vulgo ‘Paraíba’ ou ‘Parazão’ - TCP

Rafael Carlos da Silva Ferreira, vulgo “Paraíba” ou “Parazão”, é considerado o 01 do TCP em Minas Gerais e lidera o tráfico de drogas na Cabana do Pai Tomás, Região Oeste de BH, especialmente nas áreas conhecidas como “Sala VIP” e “Paredão”.

Rafael Carlos da Silva Ferreira, vulgo ‘Paraíba’ ou ‘Parazão’

Foragido da Justiça há anos, Paraíba comanda o Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, e estaria escondido no Complexo da Maré.

Recentemente foi condenado em decorrência da megaoperação “Êxodo”, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deflagrada em Minas Gerais no final de 2024.

Amigos e familiares de Paraíba e até mesmo o sargento da Polícia Militar (PM), Charles Henrique Squarcio, também foram condenados por envolvimento nas atividades ilícitas do traficante.

Sonny Clay Dutra

Sonny Clay Dutra é um dos maiores narcotraficantes de Minas Gerais e teria rotas para transporte de drogas. Nascido em Ouro Preto, na Região dos Inconfidentes, em 1º de abril de 1982, protagonizou uma ação policial cinematográfica em 2019.

Sonny Clay Dutra

Na ocasião, foi preso durante uma partida de futebol do seu time amador, o Peñarol. Ele acabou saindo da cadeia por uma “brecha da lei”. Seu estilo de vida “ostentador” chamava a atenção.

Informações sobre os criminosos podem ser repassadas às autoridades pelo Disque Denúncia - 181.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...