Programa Captura: veja criminosos de MG incluídos na nova lista nacional de foragidos

Ação foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta segunda-feira (8)

Programa Captura: veja criminosos de MG incluídos na nova lista nacional de foragidos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), o Programa Captura, que cria uma lista nacional de criminosos de alta periculosidade foragidos.

Cada unidade da Federação incluiu oito nomes na lista. No total, 216 procurados foram incluídos. Entre os critérios utilizados estão:

  • Gravidade e natureza do crime cometido;
  • Vinculação com organizações criminosas;
  • Existência de múltiplos mandados de prisão;
  • Atuação interestadual.

Abaixo, confira os criminosos indicados por Minas Gerais:

  • Anderson Ferreira Santos;
  • Ângelo Gonçalves de Miranda Filho;
  • Dalmo Gomes dos Santos;
  • Douglas de Azevedo Carvalho;
  • Marcelo Jaime Gonçalves;
  • Paulo Sérgio Sousa da Silva Júnior;
  • Rafael Carlos da Silva Ferreira;
  • Sonny Clay Dutra.

Segundo o ministério, a ação permitirá que equipes de segurança em qualquer região tenham acesso imediato aos procurados de outras unidades da Federação, o que facilita operações conjuntas e reduz a circulação de foragidos entre estados.

Além disso, o programa prevê capacitação das forças policiais e o compartilhamento de boas práticas para qualificar o cumprimento de mandados judiciais e reduzir a impunidade.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...