Um documento que circula na internet, datado dessa quarta-feira (22), anuncia a união das facções Primeiro Comando da Capital (PCC), Terceiro Comando Puro (TCP), Família Anjo Rebelde (Família A-R) e Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD), em Minas Gerais.
Segundo o comunicado, ao qual a Itatiaia teve acesso com exclusividade, o objetivo da união é “fortalecer ações conjuntas em prol do avanço e melhoria contínua de ambas”.
Fontes ouvidas pela reportagem temem que a coligação dos grupos criminosos inicie uma guerra em Minas Gerais, já que o Comando Vermelho (CV), facção rival, que se faz presente em terras mineiras, não foi incluída na união. Por isso, a tendência é que confrontos territoriais se intensifiquem no estado.
“Agora falamos com uma só voz, agimos com um só propósito e defendemos um só ideal: a força da união é de benefício a todos”, escreveram as facções.
Há o temor que o anúncio seja, também, uma declaração de guerra ao CV.
Logos das facçõs Família A-R e TDD
O comunicado
Leia o comunicado na íntegra:
“Comunicado Oficial De União De Facções - MG
Data: 22/10/2025
PCC, FAMÍLIA A-R, TCP e TDD, vêm por meio deste comunicado, tornar pública a união das 4 facções com o propósito de fortalecer ações conjuntas em prol do avanço e melhoria continua de ambas. Todos dentro do mesmo objetivo: ‘PAZ, JUSTIÇA, UNIÃO E LIBERDADE A TODOS’.
Temos ainda o objetivo em comum de garantir a paz entre todos os integrantes e aliados de cada organização, respeitando suas autonomias ideológicas e operacionais dentro do nosso estado.
Após diálogos extensos e acordos estratégico, as LIDERANÇAS FINAIS das quatro organizações reconheceram a importância de caminhar juntas, priorizando interesses comuns e o respeito mútuo.
Este comunicado serve como aviso oficial a todos que atuam dentro e fora dos nosso territórios na rua e na cadeia.
A ERA DA DIVISÃO TERMINOU!
Agora falamos com uma só voz, agimos com um só propósito e defendemos um só ideal: A força da união é de benefício a todos.
‘A verdadeira força está na união de propósito. E dela que nasce o progresso que transforma.’
MG, 22 de Outubro de 2025.”
Comunicado divulgado por PCC, TCP, Família A-R e TDD anunciando a união das facções em Minas Gerais
Família Anjo Rebelde (Família A-R)
Dalmo, O Rebelde
As facções PCC, organização nascida no estado de São Paulo e com ramificações em todo o Brasil e no exterior, e TCP, segundo maior grupo criminoso do Rio de Janeiro, são amplamente conhecidas.
Porém, as outras duas facções presentes na união podem ser desconhecidas para parte da sociedade.
A Família Anjo Rebelde (Família A-R) ou A-R 118 é a facção liderada pelo traficante Dalmo, O Rebelde, um dos mais procurados e perigosos de Minas Gerais.
Criada em Sarzedo, a organização criminosa tem se expandido no estado e já se faz presente em cidades como Belo Horizonte, Betim, Brumadinho e Mário Campos.
Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD)
Douglas Azevedo, o Mancha
A outra facção em questão é a Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD). Trata-se da organização criminosa de Douglas Azevedo, o Mancha, mais um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais e considerado de altíssima periculosidade.
Mancha chegou a ser preso, porém, foi solto, com a cautelar da tornozeleira eletrônica. Porém, quando foi alvo de operação policial, foi revelado que ele havia fugido, deixando o equipamento de monitoramento em um macaquinho de pelúcia.
A Itatiaia apurou que o criminoso estaria em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e já se tornou um dos maiores narcotraficantes do país. Ele possui rotas de tráfico e produção de drogas, das fontes à biqueira, controlando, assim, várias fases do processo.
Já foi realizada apreensão de drogas em Belo Horizonte com o selo da TDD.
A defesa de Mancha entrou em contato com a reportagem e negou que o homem possua uma facção.
A Itatiaia entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e aguarda retorno.