PCC absorve facção mineira e reforça atuação no estado; leia comunicado

Grupos criminosos já haviam anunciado união com outras duas organizações, porém, fusão é novo capítulo na expansão do crime organizado em Minas Gerais

Bandidos aparecem fortemente armados em vídeo-comunicado divulgado pelas facções

A facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) anunciou a absorção da facção mineira Tropa da Doideira ou Tropa do Douglas (TDD). A Itatiaia teve acesso aos vídeos que circulam desde o sábado (29), onde a fusão é anunciada. Com isso, a TDD deixa de existir, tornando-se parte do PCC.

Com a fusão, os criminosos passaram a ser referir à facção como Primeiro Comando da Capital - Minas Gerais (PCC-MG).

No comunicado divulgado pelas facções, os criminosos exaltam a união, afirmando que todos os membros da TDD passam a ser parte do PCC. Leia a mensagem na íntegra:

“É com enorme satisfação que informamos a todos irmãos e companheiros que, após diálogos aprofundados e alinhados com as lideranças do PCC e TDD com propósito de expansão, afirmados que as duas organizações, PCC e TDD, que já haviam unido forças, deram mais um passo rumo ao progresso. Na data de 27/11/2025 consolidaram uma fusão.

A sigla TDD deixa de existir, passando a integrar todos os seus membros com honra ao PCC. A partir dessa data, a facção TDD se tornou oficialmente PCC.

Reforçamos que nossa atuação agora é integrada. Agradecemos a confiança de todos e seguimos firmes nessa nova etapa”.

Comunicado de absorção da TDD pelo PCC

Nos vídeos divulgados, diversos criminosos aparecem portando armamentos pesados e atirando para o alto, além de soltar foguetes, em comemoração a fusão. Palavras de ordem também são ditas pelos bandidos, que fazem sinais e exaltam simbologias relacionadas ao PCC.

Além disso, em uma das gravações, é divulgada uma lista de localidades onde há atuação do PCC-MG, sendo elas: as cidades de Contagem, Sete Lagoas, Betim, Ribeirão das Neves, Igarapé, Ibirité e Vespasiano, e os bairros Nova Contagem, Industrial, Serra, Taquaril, Alto Vera Cruz, Santa Tereza, Pindorama e Laguna. Apesar do vídeo não citar, alguns destes bairros ficam em Belo Horizonte.

Pelo menos uma das imagens que aparecem no vídeo divulgado pelas facções foi confirmada como sendo em Minas Gerais, mais especificamente em um beco do Alto Vera Cruz, comunidade localizada na Região Leste de Belo Horizonte.

Leia também

Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD)

Segundo fontes da segurança pública, Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD) é a organização criminosa de Douglas Azevedo, o Mancha, mais um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais e considerado de altíssima periculosidade.

Mancha chegou a ser preso, mas foi solto com a cautelar da tornozeleira eletrônica. Porém, durante operação policial, foi revelado que ele havia fugido, deixando o equipamento de monitoramento em um macaquinho de pelúcia.

A Itatiaia apurou que o criminoso estaria em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e que já teria se tornado um dos maiores narcotraficantes do país. Ele possui rotas de tráfico e estrutura de produção de drogas. Das fontes à biqueira, controla várias fases do processo. Inclusive, já foi realizada apreensão de drogas em Belo Horizonte com o selo da TDD.

A defesa de Mancha, através do advogado Fabiano Lopes, nega que Douglas lidere qualquer facção.

União de facções em Minas Gerais

Em outubro, as duas facções já haviam anunciado uma união, que englobava, ainda, outras duas organizações criminosas: o Terceiro Comando Puro (TCP), de origem carioca, e os mineiros da Família Anjo Rebelde (Família A-R).

Na última semana, a união de facções invadiu o Conjunto Santa Maria, que pertence ao Aglomerado Morro das Pedras, área comandada pelo grupo arquirrival Comando Vermelho (CV), e deixou um recado. Além disso, entre os dias 17 e 18 de novembro, um tiroteio no Morro das Pedras foi creditado a guerra entre TCP, aliado do PCC em Minas Gerais, e CV.

A Itatiaia procurou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e a Polícia Civil de Minas Gerais e aguarda retorno.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...