Mãe de meninos mortos pelo pai em Itumbiara quebra silêncio: ‘Não consigo acreditar’

Crime completou um mês; Sarah Araújo conta sobre a dificuldade de seguir a vida sem Miguel e Benício Araújo Machado

Thales Machado, de 40 anos, era secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no interior de Goiás

Um mês após a morte dos filhos, Sarah Araújo, mãe dos meninos mortos pelo próprio pai, o secretário da Prefeitura de Itumbiara, Thales Machado, contou sobre a dificuldade de seguir a vida sem Miguel Araújo Machado, de 12 anos, e Benício Araújo Machado, de 8.

“Até hoje não consigo acreditar. É muito difícil de olhar as fotos, os vídeos, e eles não estarem aqui. Não me conformo, ainda mais na forma que foi”, desabafou Sarah em entrevista à TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás.

O crime aconteceu na em casa em que a família morava, no município de Itumbiara, na Região Sul de Goiás. Na noite de 11 de fevereiro, Thales atirou em Miguel e Benício e, logo em seguida, retirou a própria vida.

O filho mais velho foi socorrido, mas morreu ainda na madrugada do dia 11. Já Benício ficou internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual de Itumbiara, mas não resistiu e faleceu em 13 de fevereiro.

Na entrevista, a mãe das crianças contou sobre a dificuldade de continuar a vida sem os filhos. Recém completado um mês da tragédia, Sarah recebeu um buquê de rosas brancas da Casa da Mulher de Itumbiara, em solidariedade.

As flores foram entregues na casa do prefeito Dione Araújo, pai de Sarah. Integrantes do grupo também escreveram uma carta para ela. “Quero agradecer a todas elas. Sinto o carinho de todas por mim, a solidariedade, sinto as orações”, disse Sarah, ressaltando que o apoio recebido está sustentando ela nesta fase.

Leia mais:

Relembre o caso

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, Thales Machado, atirou nos dois filhos - Benício e Miguel - e se matou em seguida na noite do dia 11 de fevereiro. Ele era genro do prefeito do município, Dione Araújo, e compartilhava constantemente nas redes sociais os resultados das obras de infraestrutura que eram realizadas em Itumbiara.

Em 26 de fevereiro, a Polícia Civil de Goiás concluiu o inquérito do caso. Com a morte de Thales, apontado como autor do duplo homicídio dos filhos, a polícia optou pelo arquivamento do caso.

A corporação considerou o crime premeditado, alegando que o homem atirou nos filhos enquanto ambos dormiam, em casa. Após balear as crianças, ele se matou. As investigações apontaram ainda que, antes de cometer os crimes, Thales chegou a enviar uma foto dos filhos dormindo para a então esposa, como forma de “ameaça”.

Durante perícia no imóvel onde as mortes aconteceram, as polícias Civil e Técnico-Científica encontraram quatro galões de gasolina. A substância foi despejada pelo imóvel por Thales Machado, que pretendia iniciar um incêndio.

A polícia não soube esclarecer, porém, por que o homem não chegou a atear fogo na casa. No entanto, um isqueiro foi encontrado ao lado da cama.

Carta de despedida

Em sua conta do Instagram, Thales publicou uma carta de despedida. No texto, o homem falava sobre a intenção de tirar a própria vida e também a de seus dois filhos. “Partimos eu e meus meninos, que agora são anjos que infelizmente vieram junto comigo”.

Ele também deixou um pedido de desculpas ao seu sogro, o prefeito. “Desculpe pelo o que fiz, sei que não tem perdão, mas foi o que sobrou”, escreveu o secretário. Após a divulgação da carta, a publicação foi excluída e o perfil do homem foi privado apenas aos seguidores.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...