Inverno em Minas: estado triplica roteiros e quer ser referência nacional no frio

Campanha foi lançada nesta terça-feira (25), em uma feira especializada em Monte Verde, distrito de Camanducaia

Monte Verde costumeiramente registra a menor temperatura do Brasil

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, Sul de Minas, foi palco, nesta terça-feira (25), do lançamento da Campanha Inverno em Minas, durante a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno. A iniciativa marca um novo momento para o turismo sazonal no estado: Minas Gerais quase quadruplicou (foi de 4 para 14) o número de roteiros temáticos e reforça sua estratégia para se firmar como um dos principais destinos brasileiros para quem busca experiências no clima frio.

Criada em 2024, a campanha tem como objetivo posicionar Minas Gerais como referência nacional em turismo de inverno, destacando vivências que envolvem gastronomia, montanhas, cultura, aventura e a já conhecida hospitalidade mineira. Para 2025, três territórios ganharam evidência: Cordilheira do Espinhaço, Mantiqueira de Minas, onde está Monte Verde, e Caparaó Mineiro.

Pluralidade turística em Minas Gerais

Estande Minas, em Monte Verde

Em entrevista à Itatiaia, o técnico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) Gabriel Braz, que palestrou no evento, destacou a pluralidade do estado e o rápido avanço na formatação de novos roteiros.

“Minas Gerais é um estado muito plural, e isso perpassa todas as definições do turismo. Quando falamos de inverno em Minas, não é diferente. Temos a Serra da Mantiqueira, um destino clássico; a Serra do Caparaó, com esse apelo mais romântico; e a Cordilheira do Espinhaço, onde a relação com a natureza adiciona outra camada ao turismo de inverno”, explicou.

Segundo Braz, o crescimento de roteiros foi expressivo: de quatro em 2024 para 14 roteiros formatados em 2025, um avanço construído em parceria com o trade turístico.

“São 14 territórios inseridos em roteiros formatados. No ano passado tínhamos quatro e, este ano, conseguimos praticamente quadruplicar. É resultado de um grande abraço do trade turístico, que constrói esses roteiros comercializáveis, garantindo ao turista a possibilidade de vivenciar o estado com experiências estruturadas”, afirmou.

Além das serras e paisagens naturais, o técnico lembra que o estado também se destaca pelos destinos de bem-estar e pelos tradicionais parques das águas, que se somam às propostas de inverno e ampliam a diversidade de experiências disponíveis.

Ao comentar sobre os diferenciais de Minas Gerais, Braz reforça que a maior força do estado está em seu povo.

“Acho que o grande diferencial de Minas está nos mineiros, no sentimento de hospitalidade, na mineridade que todo mundo carrega. Quando você faz turismo de inverno, busca aconchego, acolhimento, charme, e a hospitalidade mineira só potencializa isso. É difícil até colocar em palavras o quanto isso transforma a experiência do turista”, disse.

Gabriel Braz, diretor da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Com novos roteiros, fortalecimento dos territórios e mobilização crescente do setor, Minas Gerais avança para consolidar-se de vez como um destino nacional do frio.

1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, Sul de Minas, recebe a partir desta segunda-feira (24) a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticosde Inverno, maior encontro do país dedicado ao setor. O evento reúne até quarta (26) gestores públicos, empresários, entidades nacionais e representantes de destinos como Gramado, Campos do Jordão e cidades serranas de todo o Brasil.

O evento busca consolidar a cidade, que fica entre São Paulo e Belo Horizonte, como um destino de luxo. A feira ocorre em momento propício, visto que Minas Gerais entrou na lista da revista Condé Nast Traveler como um dos destinos turísticos mais recomendados do mundo.

Organizada pela MOVE, pela Prefeitura de Camanducaia e pelo Governo de Minas, a feira busca integrar as “rotas do frio” e fortalecer o turismo de inverno no país. Serão mais de 45 estandes, além de atividades de networking e apresentação de cases nacionais.

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Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

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