Teve início nesta segunda-feira (24) a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas. O evento, que reúne especialistas, empreendedores e representantes do setor público, busca consolidar o destino como referência nacional em turismo de inverno e experiências de luxo.
Um dos temas mais discutidos no evento é o desafio de romper a sazonalidade turística, fenômeno que concentra visitantes em poucos meses e esvazia destinos durante o restante do ano.
Para a Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, responsável pela palestra magna de abertura do evento, o enfrentamento da sazonalidade exige ação conjunta:
Os desafios e potencialidades da sazonalidade
Segundo Josiane, fatores naturais influenciam diretamente o comportamento do turismo de inverno, mas políticas públicas e agendas criativas também têm papel decisivo na construção de novos ciclos.
Ela destaca mecanismos como diversificação de produtos, ampliação de calendários de eventos, segmentação de público, incentivos econômicos e valorização de casos de sucesso, como o modelo suíço de turismo de montanha.
Monte Verde além do frio
Em entrevista à Itatiaia durante a feira, Josiane reforçou que Monte Verde tem potencial para ir além da imagem clássica de destino romântico e gelado:
“Ser um destino de inverno e para casais foi o que atraiu visitantes primeiro. Mas isso só abriu a porta. Hoje, Monte Verde já conseguiu expandir seus atrativos para outros meses do ano, com festivais gastronômicos e novas experiências”, explicou.
Ela defende que a cidade pode ampliar ainda mais sua narrativa turística, explorando características que extrapolam o clima frio e se conectam ao conceito de turismo de montanha, cujas possibilidades incluem esportes, natureza, cultura, bem-estar e gastronomia.
Com mais de 34 milhões de turistas por Minas Gerais anualmente, o estado vive um momento de forte aquecimento do setor. O estado foi incluído recentemente na lista da revista Condé Nast Traveler entre os destinos mais recomendados do mundo, reforçando o protagonismo do estado no cenário turístico internacional.
Camanducaia recebe mais de 1 milhão de pessoas
Em 2024, 1,2 milhão de pessoas visitaram a cidade. A expectativa para este ano, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, é fechar em 1,8 milhão de turistas, 60% deles oriundos do Sudeste.