O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva intensa, com grau de severidade “perigo”, para 38 cidades de Minas Gerais. O aviso começou às 9h40 desta quarta-feira (26) e vale até as 10h desta quinta-feira (27).
De acordo com o órgão, as áreas afetadas incluem Vale do Mucuri, Norte de Minas e Jequitinhonha. As regiões podem registrar entre 30 e 60 mm de chuva por hora, ou 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h e riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar embaixo de árvores e redobrar a atenção em vias com risco de enxurradas.
Veja lista de cidades
- Águas Formosas
- Águas Vermelhas
- Almenara
- Bandeira
- Berizal
- Bertópolis
- Cachoeira de Pajeú
- Carlos Chagas
- Curral de Dentro
- Divisa Alegre
- Divisópolis
- Espinosa
- Felisburgo
- Fronteira dos Vales
- Indaiabira
- Jacinto
- Jequitinhonha
- Joaíma
- Jordânia
- Machacalis
- Mata Verde
- Medina
- Montezuma
- Nanuque
- Ninheira
- Palmópolis
- Pedra Azul
- Rio do Prado
- Rubim
- Salto da Divisa
- Santa Cruz de Salinas
- Santa Helena de Minas
- Santa Maria do Salto
- Santo Antônio do Jacinto
- São João do Paraíso
- Serra dos Aimorés
- Umburatiba
- Vargem Grande do Rio Pardo
No resto do estado
De acordo com o Inmet, a instabilidade atinge com mais força o Norte, Mucuri e Jequitinhonha, mas outras regiões também podem ter variação de nebulosidade. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o tempo segue mais seco, com céu claro a parcialmente nublado e máximas próximas de 30 °C.
Já a Zona da Mata, o Rio Doce e o Leste seguem influenciados por um canal de umidade que mantém condições para pancadas de chuva ao longo do dia.