O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oficializou a inclusão de um novo município no Brasil: Boa Esperança do Norte, localizado no Mato Grosso.
A nova cidade foi anunciada na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250, lançada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE. Ela é atualizada a cada dois anos e tem informações que são importantes para o planejamento, monitoramento e gestão do território nacional.
A cidade era um distrito de Sorriso-MT e foi emancipada em 29 de março de 2000, mediante à Lei Estadual nº 7.264, com territórios de Sorriso e Nova Ubiratã-MT. Porém, ela teve sua constitucionalidade reconhecida apenas em 2023, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O principal imbróglio envolvendo a criação da cidade era por parte de Nova Ubiratã, que não apoiava a emancipação, uma vez que era contra a perda de terras.
Pesquisa do IBGE mostra quantas moradoras de Mariana se chamam Mariana Desemprego cai para o menor nível desde 2012 no terceiro trimestre, diz IBGE Nome ‘Neymar’ vira tendência em Minas Gerais, aponta IBGE
Segundo o portal Cidades, do IBGE, Boa Esperança do Norte foi instalada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2025. A população estimada do município é de 5.772 pessoas, em um território de 4.704,488 km².
O agricultor Calebe Francesco Francio (MDB), de 43 anos, venceu as eleições de 2024 e foi declarado o primeiro prefeito da cidade, com 1.937 votos, representando 56,03% dos eleitores. O vice-prefeito é Jair Obregão (PL).
Entre os destaques da nova versão da BC250 é a revisão da fronteira norte do Brasil com seis países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia e Peru. A mudança, porém, é apenas um referencial orientativo, ou seja não é considerado no âmbito político.