Intoxicação por metanol: Paraná confirma 1ª morte após consumo de bebida contaminada

Vítima é um homem de 55 anos, e morreu em Foz do Iguaçu; autoridades investigam outros casos suspeitos no estado

Secretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz do Iguaçu

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou, nesta segunda-feira (20), o primeiro óbito por intoxicação de metanol no estado após consumo de bebida alcoólica. A vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu.

Ele deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na terça-feira (14) com dor abdominal, e relatou ter consumido bebida alcoólica no dia anterior.

Leia também

O paciente, que possuía doenças crônicas e comorbidades, evoluiu para óbito ainda na UPA. A coleta de material para exame laboratorial apontou resultado positivo para metanol. “Considerando os critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, este caso é a primeira morte confirmada do Estado”, informou a Secretaria de Saúde.

As autoridades também investigam outro óbito que pode ter relação com este caso: um homem de 47 anos encontrado morto em sua residência, em Foz do Iguaçu.

Casos no Paraná

Até o momento, o Paraná registrou 21 notificações de intoxicação por metanol: cinco confirmadas (sendo uma fatal), 14 descartadas e dois casos suspeitos, incluindo uma mulher de 49 anos internada em Curitiba com quadro estável.

Ainda de acordo com a Sesa-PR, outros dois pacientes seguem internados na capital: uma mulher de 41 anos, em estado grave, e um homem de 60 anos, que apresenta melhora progressiva. Um caso suspeito em Piraquara e outro em Curitiba foram descartados recentemente.

Tratamento e antídotos

O Paraná recebeu, na sexta-feira (17), de acordo com a secretaria, 424 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto para intoxicação por metanol. O medicamento está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será distribuído para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba, juntamente com outras 180 ampolas recebidas do Ministério da Saúde.

Além disso, 84 doses de fomepizol, outro antídoto, já foram descentralizadas para Macrorregionais e Curitiba. “Até agora, quatro pacientes receberam o antídoto, com a dose definida individualmente segundo critérios clínicos e laboratoriais”, informou em nota.

Sinais de alerta

O metanol não altera cheiro ou sabor da bebida, tornando sua detecção difícil. Os sintomas costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca, incluindo dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.

Sintomas iniciais

  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Sonolência
  • Falta de coordenação
  • Tontura
  • Confusão mental

Sintomas graves

  • Dor abdominal intensa
  • Alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita)
  • Dificuldade para respirar
  • Convulsões
  • Coma

A Sesa recomenda cuidados na compra e consumo de bebidas alcoólicas: adquirir apenas de locais confiáveis, desconfiar de preços muito baixos, verificar a limpeza do líquido e a integridade do lacre, observar rótulos e selos oficiais do MAPA e IPI e exigir nota fiscal dos fornecedores.

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...