BH será 2ª capital do Sudeste com Tarifa Zero aos domingos e feriados; veja lista

A medida foi anunciada no último domingo (6) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), como parte das ações comemorativas dos 128 anos da capital mineira

Além de BH, o modelo de “Tarifa Zero Parcial” já funciona em outras sete capitais brasileiras.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou, no último domingo (7), que a capital mineira passará a ter ônibus gratuitos aos domingos e feriados a partir do próximo dia 14 de dezembro.

A proposta, conhecida como Tarifa Zero “parcial” — já que garante a gratuidade apenas em períodos específicos —, já é adotada em outras sete capitais, além de Belo Horizonte — sendo a capital mineira a segunda da região Sudeste a implementar o modelo.

Ônibus de graça em domingos e feriados: confira as capitais que já usam o modelo, além de BH

  • Belém (PA): gratuito aos domingos e feriados desde abril de 2025;
  • Brasília (DF): além dos ônibus, o metrô também é gratuito aos domingos e feriados desde março de 2025;
  • Cuiabá (MT): ônibus gratuitos aos domingos e feriados desde maio de 2025;
  • Florianópolis (SC): gratuidade no último domingo de cada mês, por meio do programa “Domingo na Faixa”, implantado em janeiro de 2021;
  • Maceió (AL): gratuidade apenas aos domingos desde abril de 2022;
  • Palmas (TO): ônibus gratuitos aos domingos e feriados desde março de 2023;
  • São Paulo (SP): gratuidade aos domingos desde dezembro de 2023.

Em Curitiba (PR), o transporte via ônibus é gratuito apenas para pessoas desempregadas cadastradas no programa “Tarifa Zero Para Quem Precisa”. Nesse caso, os usuários não pagam passagem em nenhum dia da semana.

Leia também

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a medida integra o programa “Catraca Livre” e faz parte de uma série de ações planejadas para a comemoração dos 128 anos do município, celebrados na próxima sexta-feira (12).

A capital mineira tem, de acordo com a PBH, cerca de 190 mil pessoas que utilizam os ônibus aos domingos.

Como vai funcionar?

A PBH informa que os usuários deverão apresentar o cartão BHBus para girar a catraca. O valor, porém, não será cobrado e não haverá desconto no saldo.

Para quem não possui o cartão, a catraca deverá ser liberada pelo motorista.

De acordo com a Superintendência de Mobilidade (Sumob), a gratuidade será custeada pela PBH por meio da remuneração complementar.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...