O influenciador Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15), em São Paulo, junto com o marido, Israel Natan Vicente.
A investigação é conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Eles são
investigados por tráfico humano e exploração sexual infantil.
O caso envolvendo o influenciador ganhou grande repercussão após o
youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, publicar um vídeo denunciando as festas e conteúdos que Hytalo produzia para as redes sociais envolvendo adolescentes.
Após a repercussão nacional, a
Justiça determinou a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, além de proibir qualquer contato dele com os menores de idade citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos conteúdos. Os aparelhos eletrônicos usados por ele também foram apreendidos.
O
influenciador se manifestou pela primeira vez, nesta quinta-feira (14), desde que passou a ser investigado. Em nota enviada à CNN, Hytalo afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.
Antes da polícia chegar até a casa dele para realizar o mandado de busca e apreensão,
Hytalo Santos deixou a residência, localizada em um condomínio de luxo, em João Pessoa. A casa estava vazia e com portas trancadas, apenas com a máquina de lavar ligada.
A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil de São Paulo, para o Ministério Público da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal e aguarda retorno.
Denúncia contra Hytalo Santos
Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura denúncias contra
Hytalo Santos sobre exploração de menores.
E, na última quarta-feira (6), Felca citou a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade na internet. Entre os exemplos, está o de
Kamyla Santos. Felca afirma que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem da adolescente, de 17 anos, é explorada sensualmente.
O vídeo de
Felca tem 50 minutos e, nele, o youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Também relata como o algoritmo funciona para divulgar esse tipo de conteúdo.
A denúncia viralizou e reacendeu o debate público sobre a exposição de crianças e os direitos delas na internet. Só no Instagram, o vídeo tem mais de 100 milhões de visualizações.