Ouvindo...

Hytalo Santos foi preso por quais crimes?

Influenciador e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15), em São Paulo

Hytalo Santos é um influenciador paraibano

O influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15), em São Paulo. Os mandados de prisão foram expedidos pela comarca de Bayeux, da Paraíba.

A dupla foi presa por policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de São Paulo, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após uma investigação do Ministério Pública da Paraíba (MPPB).

O influenciador e o marido são investigados por tráfico humano e exploração sexual infantil.

A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil de São Paulo, para o Ministério Público da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal e aguarda retorno.

Leia também

O caso

O caso envolvendo o influenciador ganhou grande repercussão após o youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, publicar um vídeo denunciando as festas e conteúdos que Hytalo produzia para as redes sociais envolvendo adolescentes.

Após a repercussão nacional, a Justiça determinou a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, além de proibir qualquer contato dele com os menores de idade citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos conteúdos. Os aparelhos eletrônicos usados por ele também foram apreendidos.

O influenciador se manifestou pela primeira vez, nesta quinta-feira (14), desde que passou a ser investigado. Em nota enviada à CNN, Hytalo afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.

Antes da polícia chegar até a casa dele para realizar o mandado de busca e apreensão, Hytalo Santos deixou a residência, localizada em um condomínio de luxo, em João Pessoa. A casa estava vazia e com portas trancadas, apenas com a máquina de lavar ligada.

Denúncia contra Hytalo Santos

Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura denúncias contra Hytalo Santos sobre exploração de menores.

E, na última quarta-feira (6), Felca citou a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade na internet. Entre os exemplos, está o de Kamyla Santos. Felca afirma que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem da adolescente, de 17 anos, é explorada sensualmente.

O vídeo de Felca tem 50 minutos e, nele, o youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Também relata como o algoritmo funciona para divulgar esse tipo de conteúdo.

A denúncia viralizou e reacendeu o debate público sobre a exposição de crianças e os direitos delas na internet.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.