Uma polêmica envolvendo influenciadores tomou conta das redes sociais nessa sexta-feira (8). Isso porque o perfil no Instagram do influencer paraibano Hytalo Santos saiu do ar após um vídeo publicado pelo youtuber e humorista Felca, que o acusa de exploração de menores.
Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura denúncias contra Hytalo sobre exploração de menores. Porém, oficialmente, ainda não há a confirmação de que o vídeo de Felca tenha sido determinante para a suspensão da conta de Hytalo.
Na última quarta-feira (6), Felca, que tem cerca de 4 milhões de inscritos no Youtube, citou a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade na internet.
Entre os exemplos, está o de Kamyla Santos. Felca afirma que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem da adolescente, de 17 anos, é explorada sensualmente.
Ao “G1”, o Ministério Público informou que dois promotores estão à frente das investigações e que nenhum deles solicitou a desativação do perfil da rede social.
O MP ressaltou também que, a pedido dos dois promotores, um inquérito criminal foi aberto antes das falas de Felca.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Hytalo Santos. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Quem é Felca?
Possuindo mais de 4,3 milhões de inscritos no YouTube e mais de 6,5 milhões de seguidores no Instagram, Felipe Bressanim Pereira, o Felca, é um dos mais bem sucedidos influencers da atualidade.
Natural de Londrina, no Norte do Paraná, mas morador de São Paulo, aos 27 anos, Felca construiu uma legião de fãs, especialmente com seus reacts — modelo popular onde um youtuber ou influenciador comenta diversos tipos de conteúdo na internet, em diferentes tons — humorísticos, sarcásticos e críticos.
Porém, Felca não se restringe apenas aos reacts. O youtuber produz conteúdos humorísticos diversos, além de participar ativamente de produções em outros canais, com diferentes influenciadores e em podcasts.