O influencer
Hytalo Santos teria saído de casa antes da chegada da polícia, ‘com vários equipamentos’, conforme alega o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet, responsável pelo caso, durante o mandado de busca e apreensão nessa quarta-feira (13), em João Pessoa. O
paraibano é investigado por exploração de menores após ser denunciado pelo Youtuber Felca.
O
influenciador se manifestou pela primeira vez desde que passou a ser investigado. Em nota enviada à CNN nesta quinta-feira (14), Hytalo afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.
Adhailton acionou o Ministério Público da Paraíba para saber se a saída de Hytalo Santos de casa teria sido um “obstáculo” para o trabalho das autoridades. Um mandado de prisão contra ele pode ser expedido caso seja confirmado. A reportagem entrou em contato com o Ministério Público da Paraíba e aguarda um retorno.
A casa do influencer denunciado por exploração de menores é localizada em um condomínio de luxo e estava com as portas trancadas, vazia e com uma máquina de lavar ligada, segundo o g1.
Denúncia contra Hytalo Santos
Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura denúncias contra
Hytalo Santos sobre exploração de menores.
E, na última quarta-feira (6), Felca citou a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade na internet. Entre os exemplos, está o de
Kamyla Santos. Felca afirma que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem da adolescente, de 17 anos, é explorada sensualmente.
O vídeo de
Felca tem 50 minutos e, nele, o youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Também relata como o algoritmo funciona para divulgar esse tipo de conteúdo.
A denúncia viralizou e reacendeu o debate público sobre a exposição de crianças e os direitos delas na internet. Só no Instagram, o vídeo tem mais de 100 milhões de visualizações.