A presença de oito drones nos arredores do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, paralisou as operações do terminal na tarde deste domingo (15) de carnaval. Segundo o site Flight Radar, que monitora o espaço aéreo, diversos voos foram cancelados e os que deveriam pousar foram redirecionados para outros aeródromos no estado.
Em nota, a Polícia Militar de São Paulo informou que foi acionada pela Central de Controle por volta das 16h para averiguar a presença dos drones que estariam sobrevoando a rota de decolagem e aterrissagem das aeronaves. Os militares confirmaram que a ocorrência ocasionou a paralisação temporária das operações e cancelou voos.
“Foi acionado apoio do Comandos e Operações Especiais- COE, do Policiamento de Choque, para utilização de um bloqueador de sinal, visando restabelecer a segurança no local”, disse a PM de São Paulo.
A concessionária GRU Airport afirmou que as autoridades foram acionadas imediatamente quando os drones foram identificados, e as operações foram retomadas normalmente. “A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas”, disse em nota.
A Itatiaia também pediu um posicionamento da Aeronáutica e da Polícia Federal, mas até o momento não houve retorno. Esta matéria será atualizada tão logo haja posicionamento das autoridades.
O monitoramento do Flight Radar mostra que o problema começou por volta das 16h30, quando um voo da Latam que vinha de Cuiabá, no Mato Grosso, foi desviado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Um voo da Avianca que tinha como origem Bogotá, na Colômbia, foi desviado para o Galeão, no Rio de Janeiro.
Na parte das decolagens, alguns voos partiram com atraso, enquanto outros foram cancelados.