O primeiro dia do
Os candidatos podem consultar o local onde farão o exame no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.
Caso o participante precise justificar a presença no exame, o Inep indica que a Declaração de Comparecimento impressa também seja levada. Neste domingo (9) os portões
É importante que o inscrito veja o local com antecedência e programe uma rota para chegar na escola até as 13h, quando ocorre o fechamento dos portões. Após esse horário, começam os procedimentos de identificação. É obrigatório que os candidatos estejam com um documento de identidade com foto, como o RG ou CNH, e uma
Caso os estudantes queiram levar garrafinha de água, é necessário que ela seja transparente. Também é permitido que os candidatos levem um lanche, que pode ser submetido à revista.
Antes mesmo de entrar na sala de prova, o inscrito deverá guardar em um envelope porta-objetos a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros
Todas as questões e o preenchimento do gabarito devem ser feitos até as 19h, quando ocorre o encerramento do tempo de prova. Nesse momento, os três últimos estudantes a terminar a prova deverão sair juntos e assinar o caderno de ata.
Caso os estudantes terminem o exame antes, eles poderão sair da sala de prova a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Para sair com o documento é necessário deixar a sala ao longo dos 30 minutos que antecedem o fim do exame, ou seja, às 18h30.
Separe o que levar para a prova
O que é obrigatório levar para o Enem?
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido, físico ou digital.
O que é aconselhável levar para o Enem?
- Cartão de Confirmação de Inscrição;
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
O que deve estar dentro do porta-objetos
Alguns itens podem ser levados para o exame, mas devem ficar dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas. O não cumprimento dessa regra pode resultar na eliminação do candidato.
- Cartão de Confirmação de Inscrição.
- Declaração de Comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, bula, manuais, impressos, anotações.
- Protetor auricular.
- Relógio de qualquer tipo.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar.
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
O que pode resultar na eliminação do candidato durante o Enem?
- Começar a fazer a prova antes das 13h30, no horário de Brasília, ou da autorização do chefe de sala.
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas;
- Se ausentar da sala de provas com o material de aplicação, exceto o Caderno de Questões, desde que, nesse caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
- Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame;
- Não mantiver aparelhos eletrônicos desligados, debaixo da carteira, no envelope porta-objetos lacrado e identificado (o aparelho também não pode emitir qualquer tipo de som, ou seja, se o celular tocar, o aluno é eliminado, mesmo que esteja no envelope lacrado);
- Fazer fotos, vídeos ou áudios da realização da prova ou qualquer material utilizado no exame;
- Levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas e/ou cigarros, inclusive eletrônico e derivados do tabaco, no local de provas.
O que é preciso saber para a redaçaõ?
O recomendado é que o estudante aproveite o espaço disponível para fazer quatro parágrafos, sendo um parágrafo de introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um parágrafo de conclusão. Para fazer uma boa prova, é importante que o estudante saiba relacionar o
Em entrevista à Itatiaia, o pedagogo e professor da Una Sete Lagoas Wagner Cardoso disse que o segredo de uma boa redação não é adivinhar e sim aprender a argumentar sobre qualquer problema social.
De acordo com o ele, “se o aluno compreender a estrutura do textual e souber aplicar repertório de forma coerente, conseguirá escrever bem, independentemente do tema”, disse.
Após o exame, como a nota do Enem pode ser usada?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.
Enquanto o Sisu oferece vagas, a partir da nota do Enem, para universidades federais em todo o país, o Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em instituições particulares. Já o Fies é usado para garantir um financiamento no valor dos cursos.
Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.
Enem 2025
Mais de 4,8 milhões de pessoas tiveram a inscrição confirmada no Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhão é pagante.
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame.
No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
Veja outras matérias sobre o Enem 2025
(Sob supervisão de Alex Araújo)