Ouvindo...

Saiba quem é TH da Maré, líder do TCP, morto em confronto com a PM e foragido há 9 anos

TH estava foragido desde 2016 e tinha uma extensa ficha criminal, com ligações ao tráfico de drogas, homicídios e roubo de cargas pelo Brasil

Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH da Maré", era considerado um dos líderes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), no complexo da Maré, no Rio de Janeiro. E le foi morto na madrugada desta terça-feira (13) em uma operação das forças especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

TH estava foragido desde 2016 e tinha uma extensa ficha criminal, com ligações ao tráfico de drogas, homicídios e roubo de cargas pelo Brasil. A Polícia Militar também indica que ele é responsável pela morte de dois policiais do Bope em julho do ano passado.

Além disso, TH também teria relação com o assassinato do cabo do Exército Michel Augusto Mikami, de 21 anos, em novembro de 2014 durante a atuação da Força de Pacificação na Maré. A morte do soldado da Força Nacional Hélio Messias Andrade, de Roraima, em 2016, também é atribuída ao criminoso - ele teria dado ordem para atirar em qualquer veículo suspeito.

Ele também teria tido participação em tentativas de homicídios e outros crimes contra policiais no Complexo do Maré. Além de ataques a civis que entraram por engano em áreas dominadas pela facção. Esse foi o caso da passageira Maria Lucila Barbosa de Araújo, baleada em 2016, e o engenheiro Gil Augusto Barbosa, morto ao errar o caminho rumo ao aeroporto.

Em coletiva de imprensa, a Polícia Militar informou que a morte de TH pode abalar o comando do Terceiro Comando Puro no Complexo da Maré. Na região, há 16 comunidades e 11 são comandadas pela facção.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento