Ouvindo...

EUA lança programa de ‘autodeportação’ para imigrantes ilegais: ‘jeito fácil’

Programa oferece aos imigrantes ilegais a oportunidade de deixar os Estados Unidos voluntariamente; quem aderir poderá voltar ao país no futuro, diz governo

Estados Unidos quer deportar imigrantes ilegais em massa

Em meio a caça aos imigrantes promovida pelo governo de Donald Trump, o governo americano anunciou a criação do “CBP Home”, programa que oferece aos imigrantes ilegais a oportunidade de deixar os Estados Unidos voluntariamente. Os detalhes foram divulgados à imprensa da América Latina nesta segunda-feira (24).

    Em tom intimidador, Tricia McLaughlin, secretária adjunta de Assuntos Públicos do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês), afirmou que esse seria o “jeito fácil” de sair do país.

    “Todos vão ser deportados, do jeito fácil ou difícil. O jeito fácil é pelo CBP, onde eles vão ter a oportunidade de voltar legalmente depois e viver o sonho americano. Se não, vamos encontrá-los, deportá-los e eles nunca mais vão voltar”, garantiu.

    Para que mais imigrantes aceitem a “autodeportação”, o governo americano promete que quem aderir pode sim voltar legalmente ao país.

    “Se você está nos Estados Unidos ilegalmente, é uma excelente maneira de voltar ao país legalmente. Você vai mostrar que respeita as leis imigratórias e, depois, pode se candidatar para vistos de viagem”, disse McLaughlin.

    Leia também

      Para se voluntariar a deportação, os imigrantes devem baixar o aplicativo “CBP Home” e comunicar ao governo sua intenção de deixar o país. Podem usá-lo todas as pessoas que estejam ilegais no país ou que tenham tido a permissão de permanência temporária (parole) revogada.

      “A autodeportação é a opção mais segura para os migrantes ilegais, ao mesmo tempo em que preserva os recursos das forças de segurança”, diz o Departamento de Segurança Interna.

      Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.