Ouvindo...

Em meio a onda de calor, SP tem chuva forte, granizo e entra em estágio de atenção para alagamentos

Capital paulista registrou o dia mais quente do ano na segunda (17) e pode superar recorde nesta terça (18); há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos

Chove forte em São Paulo nesta terça-feira (18)

Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estágio de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (18), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura. Vale lembra que a cidade está sob uma forte onda de calor até a próxima segunda-feira (24) e segue em alerta para altas temperaturas.

Chove forte em pontos da Zona Sul, principalmente nos bairros Parelheiros e Capela do Socorro. Os bairros Vila Mariana, na Zona Sudeste, República, no Centro, e Santana, na Zona Norte, também registraram queda de granizo. O alerta de alagamentos terminou às 16h07 desta terça (18).

A cidade toda está sob alerta de atenção para alagamentos

Segundo o CGE, a tempestade é causada pelo calor e pela entrada de uma brisa marítima, que atua de forma isolada e lenta sobre a cidade. O tempo na capital paulista deve seguir instável até o fim da noite desta terça, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas e de intensidade forte. Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos.

Apesar da chuva, o tempo deve seguir quente em São Paulo. Na segunda-feira (17), a cidade registrou o dia mais quente do ano, ao bater os 35°C. Nesta terça e quarta, a previsão é que a máxima também ultrapasse os 34°C, mesmo acompanhada de chuva forte no fim da tarde e início da noite.

Leia também

Confira as recomendações para se proteger:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.