O
Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), esse é um fenômeno meteorológico severo que pode causar
Apesar de ser um fenômeno que pode contribuir para a queda de aviões, ainda é cedo para identificar a real causa do acidente. A
Segundo Leonardo Gomes, professor de Aviação Civil da Una Linha Verde e especialista em segurança de voo, esse tipo de ocorrência pode, sim, influenciar no funcionamento da aeronave e causar o movimento chamado ‘parafuso chato’, que é “uma situação que a aeronave cai, mas o nariz não fica tão embaixo, ficando um pouco abaixo da linha do horizonte e parece mais um giro, como se estivesse em um plano horizontal”,
“Uma condição de gelo altera o formato da asa, altera a aerodinâmica da asa, que é exatamente o formato aerodinâmico e área da asa que faz aeronave voar. Então há uma perda de sustentação, e uma pequena curva pode levar aeronave a entrar em parafuso chato. Pode, é uma possibilidade que nós estamos falando. Nós não podemos alegar neste momento nenhum fator que levou à causa do acidente. São apenas possibilidades”, explicou Gomes.
Avião voava em área de perigo de formação de gelo severo, segundo o Flight Radar
Uma forma de desviar da formação de gelo severo é mudar a rota e ir para outro lugar onde não há essa condição, de acordo com o professor.
Vizinha de local onde avião da VoePass caiu relata caos: ‘Foi muito perto’ Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome Moradora de Vinhedo, em SP, narra queda de avião da VoePass: ‘escolas mandaram todos para casa’
Todos a bordo do avião morreram
O
Além da FAB, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local.