Ouvindo...

Avião cai em Vinhedo: Brasil volta a registrar queda de voo comercial após 17 anos

O avião da companhia Passaredo caiu no início da tarde desta sexta-feira, em Vinhedo, com 61 ocupantes

A queda da aeronave modelo ATR-72, da companhia aérea Passaredo, na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, em São Paulo, registra o primeiro acidente com voo comercial no Brasil em mais de 17 anos.

A última ocorrência do tipo havia ocorrido no dia 17 de julho de 2007, quando o Airbus A-320 da TAM atravessou a pista do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e chocou-se contra um prédio de cargas na avenida Washington Luiz, da própria companhia aérea. O acidente deixou 199 mortos, configurando a maior tragédia da aviação brasileira.

Naquele dia, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem da aeronave, o chamado “grooving” na linguagem da aviação.

O relatório final apontou diversos fatores que contribuíram para o acidente, mas até hoje, depois de 17 anos, ninguém foi considerado culpado pela Justiça. Atualmente, no local da queda existe um memorial em homenagem às vítimas e, ao centro, um pé de amora que sobreviveu ao acidente.

No dia 1º de junho de 2009, um avião da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Madri caiu no oceano, na metade do caminho, matando todas as 228 pessoas a bordo.

Leia também

Queda de avião em Vinhedo

O avião da companhia Passaredo caiu no início da tarde desta sexta-feira, em Vinhedo. Conforme a Defesa Civil, com a queda, o avião caiu em cima de residências.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam no local. Em nota, a Passaredo confirmou a queda e informou que na aeronave estavam 57 passageiros e 4 tripulantes.

Até o momento não há informações sobre os feridos, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam no local. Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada por volta das 13h28, já o Corpo de Bombeiros informou que sete equipes foram mobilizadas para o local do acidente.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.