A queda da aeronave modelo ATR-72, da companhia aérea Passaredo, na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, em São Paulo, registra o primeiro acidente com voo comercial no Brasil em mais de 17 anos.
A última ocorrência do tipo havia ocorrido no dia 17 de julho de 2007, quando o
Naquele dia, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem da aeronave, o chamado “grooving” na linguagem da aviação.
O relatório final apontou diversos fatores que contribuíram para o acidente, mas até hoje, depois de 17 anos, ninguém foi considerado culpado pela Justiça. Atualmente, no local da queda existe um memorial em homenagem às vítimas e, ao centro, um pé de amora que sobreviveu ao acidente.
Queda de avião em Vinhedo
O
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam no local. Em nota, a Passaredo confirmou a queda e informou que na aeronave estavam 57 passageiros e 4 tripulantes.
Até o momento não há informações sobre os feridos, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam no local. Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada por volta das 13h28, já o Corpo de Bombeiros informou que sete equipes foram mobilizadas para o local do acidente.
Leia também
Youtuber fez vídeo sobre os perigos de voo da Voepass há 11 dias; veja Força Aérea Brasileira desloca peritos para local de queda de avião em Vinhedo FAB abre investigação para apurar queda de aeronave da Voepass em São Paulo Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome