Anvisa proíbe venda de ‘café de açaí', glitter e azeite em todo o Brasil; veja as marcas

Produtos tiveram a comercialização suspensa após irregularidades como uso de substâncias não autorizadas, presença de plástico e falhas na rotulagem, segundo a Anvisa

Agência ordenou que produtos de lote determinado da marca Água da Serra sejam recolhidos dos mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista de produtos cuja comercialização foi proibida. Entre eles estão o chamado “café de açaí”, glitters e azeite de oliva. A nota técnica foi publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União.

O “café de açaí”, da marca Du Brasil, era vendido como suplemento alimentar. Segundo a Anvisa, o produto utilizava um constituinte não autorizado e fazia promessas irregulares de tratamento para doenças como diabetes e fibromialgia.

Ainda de acordo com a nota, a empresa responsável pelo produto apresentava condições inadequadas de armazenamento. Diante disso, a Anvisa determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, importação e propaganda do item.

Glitters com plástico

Outro alvo da Anvisa foi o glitter, bastante utilizado nesta época do ano, próxima ao Carnaval. A proibição atingiu produtos da marca MAGO após a constatação da presença de materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida.

Todos os lotes foram suspensos, e a Anvisa determinou o recolhimento dos produtos do mercado.

Azeite

Por fim, um azeite de oliva extravirgem da marca Campo Ourique, lote 288/04/2024, também foi proibido. De acordo com a Anvisa, o produto é de origem desconhecida e apresenta falhas na rotulagem. A comercialização foi vetada em todo o território nacional.

Produtos interditados pela Anvisa em todo o Brasil.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...