Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave modelo ATR-72, da companhia aérea Passaredo, caiu em Vinhedo, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nas imagens, o avião aparece girando e perdendo altitude com velocidade, até cair em cima de residências.
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam no local. Em nota, a Passaredo confirmou a queda e informou que na aeronave estavam 57 passageiros e 4 tripulantes.
Foi o primeiro acidente com voo comercial no Brasil em mais de 17 anos. A última ocorrência do tipo havia ocorrido no dia 17 de julho de 2007, quando o Airbus A-320 da TAM atravessou a pista do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e chocou-se contra um prédio de cargas na avenida Washington Luiz, da própria companhia aérea. O acidente deixou 199 mortos, configurando a maior tragédia da aviação brasileira.
Leia também
- Imagens mostram avião que caiu em SP totalmente destruído; não houve sobreviventes
- Youtuber fez vídeo sobre os perigos de voo da Voepass há 11 dias; veja
- Força Aérea Brasileira desloca peritos para local de queda de avião em Vinhedo
- FAB abre investigação para apurar queda de aeronave da Voepass em São Paulo
- Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome
Conheça o avião
O avião da viação VoePass que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, tinha capacidade para 68 passageiros. O avião envolvido no acidente é um ATR-72-500, fabricado pela empresa francesa ATR, uma das maiores fabricantes da aviação mundial. A aeronave pode voar a uma altitude máxima de 10 mil pés (pouco mais de 3 mil metros) e alcança a velocidade máxima de 510 km/h.
Segundo os dados disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo em questão foi fabricado em 2010 e tinha Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até junho de 2026.