O youtuber Lito Sousa, mecânico de aviação e especialista em segurança aérea, abriu uma live em seu canal, Aviões e Músicas, com quase 3 milhões de inscritos, para comentar o acidente com
Durante a live, o especialista fez questão de frisar que não há como especular nada agora e pediu para que não haja julgamentos antes de uma investigação. “A gente pode ter uma noção do que aconteceu já, mas nada disso resolve o problema da segurança”, colocou Lito Sousa.
“O que aumenta a segurança é saber quais fatores se alinharam para que o acidente acontecesse. (...) Não adianta ficar perguntando ‘se foi isso ou aquilo’ se ‘o motor cuspiu fogo ou teve gelo’, nada disso define o acidente, o que define é compreensão de cada fase e só assim, com isso, é que vem a melhoria”, explicou.
A queda
Lito Sousa explicou que, pelo vídeo, o avião caiu em Parafuso Chato.
“O avião fica girando no seu eixo vertical e ele não desenvolve velocidade horizontal, logo, não gera sustentação nas asas”, afirmou ao analisar o vídeo da queda.
De acordo com ele, a falta de sustentação “fez com que os controles de voo da asa não tenham autoridade dinâmica para modificar o que tá acontecendo com o avião”. “É como mexer no volante do carro e ele continuar indo reto porque não tem velocidade horizontal”, exemplificou.
A falta de velocidade e a queda em ‘parafuso chato’ não permite que o avião plane, apesar da alta tecnologia, como explica o especialista. “Ele chegou em uma condição, que não sabemos ainda o porquê, em que a velocidade dele era muito baixa. Com isso, ele perdeu sustentação, descendo em parafuso chato”.
“Se você não consegue inclinar o nariz do avião para reganhar velocidade dinâmica, você não consegue planar “.