O turismo rural é uma prática que vem ganhando destaque por seu potencial de beneficiar tanto as propriedades rurais quanto os turistas que buscam uma experiência diferenciada. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo em junho de 2023 apontam que 74% dos turistas que buscam esse segmento procuram o
O agroturismo oferece aos visitantes a oportunidade de se desconectar do ritmo acelerado das grandes cidades e se conectar com um estilo de vida mais calmo e natural. Nesse sentido, a experiência de vivenciar a rotina de uma propriedade rural pode ser extremamente enriquecedora.
Vantagens do turismo rural
Embora a vivência de turistas nas hospedagens rurais possa ser curta, os
Para os proprietários das hospedagens e fazendas, é a possibilidade de comercializar os produtos gerados na própria fazenda diretamente no local, sem a necessidade de arcar com os custos de distribuição. Isso não só aumenta a margem de lucro, mas também fortalece a economia local, mantendo os recursos dentro da comunidade.
Já considerando a perspectiva dos turistas, eles têm a chance de aprender sobre o processo de cultivo, manejo e produção de produtos que fazem parte do dia a dia, como leite e café.
Aproveitar, recomendar, e o ciclo se repete
Participar ativamente dessas etapas, como ajudar na colheita de frutas ou no cuidado com os animais, proporciona um entendimento aprofundado do trabalho envolvido e uma apreciação maior pelos alimentos que consumimos diariamente.
Finalmente, a boa experiência dos hóspedes tem um efeito multiplicador – já que é comum que recomendem a atividade para amigos e familiares. Isso potencializa os benefícios do agroturismo, atraindo um número crescente de visitantes e fortalecendo ainda mais a economia local.
Agroturismo em Minas: hospedagens rurais e experiências autênticas
Sendo Minas o
Confira locais espalhados pelo estado onde a experiência de agroturismo toma forma.
Fazenda Boa Esperança (Florestal)
- O respeito à natureza é um dos valores e atrativos para visitantes. O local oferece opções como pesca na lagoa, trilhas para caminhadas, passeios a cavalo e charrete ou cavalgadas à luz do luar.
- Para quem prefere esportes ao ar livre, a fazenda disponibiliza quadras de peteca, tênis e vôlei.
- Para garantir a experiência positiva também no paladar, as refeições são preparadas no fogão a lenha, como manda a tradição do interior de Minas.
- A capela local tem a construção inspirada no
barroco mineiro . Os detalhes internos contam com materiais como folha de ouro, e o uso de pedra-sabão, material clássico usado por Aleijadinho e outros artistas, enfeita a fachada.
Fazenda Bom Jesus (Contagem)
- Ideal para quem não quer se afastar muito de BH para aproveitar um pedacinho da roça. Na própria fazenda, é realizada a venda de leite, queijo, e outros suprimentos. O leite e o queijo são produzidos localmente há mais de 40 anos.
- Aos finais de semana (especificamente, aos domingos), serve um farto café da manhã com
quitandas feitas pela família que administra o espaço. - Durante a semana, o espaço é aberto para visitação escolar. Os alunos têm a oportunidade de interagir com animais da fazenda como vacas, coelhos, cabras, porcos, e ver de perto como é o seu manejo.
Fazenda Fonte Limpa (Santana dos Montes)
- O complexo histórico da Fonte Limpa foi uma das mais importantes fazendas coloniais da região de Alto Vale do Piranga. Seu histórico envolveu a produção de cana de açúcar, cavalos de corrida, pecuária extensiva, ovos, lã e frutas.
- Funciona há quase 30 anos como hospedaria rural, mas ainda mantém conservados os traços arquitetônicos originais da fundação da fazenda.
- Como parte dos seus marcos, é registrada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas (IEPHA) desde 1998 como patrimônio cultural estadual graças ao seu conjunto rural, que é constituído da casa sede, moinho, parte de um engenho, monjolo e bicames de pedra.
- Embora comodidades como serviços de SPA sejam oferecidos no local, a herança de fazenda do interior não se perdeu completamente. Entre as opções de lazer conectadas ao agroturismo, estão as cavalgadas guiadas (com edições especiais noturnas, que acontecem entre os meses de abril a setembro), e passeios de carruagem pelo entorno.
Fazenda Roseta (Baependi)
- As autênticas experiências de turismo ecológico colocam os hóspedes para explorar as belezas naturais da propriedade e seu entorno. Entre as atrações, estão caminhadas pela reserva de Mata Atlântica, excursões para observação de aves e fotografia de macacos-prego.
- Durante uma das caminhadas, os visitantes conhecem a Serra da Roseta. De lá, avistam-se montanhas de outros locais que também são
ótimas opções de turismo ecológico – como o Parque Nacional de Itatiaia, Parque Estadual da Serra do Papagaio, Serra das Águas e São Thomé das Letras. - Todos os passeios realizados em ambientes naturais pedem uma certa dose de preparo físico e adequações de vestimenta e calçados. Como as atividades envolvem bastante tempo ao ar livre e no meio do campo, é preciso seguir as orientações expressas dos guias.
Fazenda Santa Vitória (Queluz)
- A fazenda tem 4 mil hectares de área, está localizada ao pé da Serra da Mantiqueira, e é cortada por riachos.
- Combina elementos clássicos e que atrai amantes do agroturismo, como cavalgadas, trilhas e visitas a
cachoeiras . Oferece também serviços de relaxamento no SPA, incluindo massagens, ioga, e piscina aquecida. - Na mesma propriedade, além da fazenda, está também uma queijaria, que conta com produção própria a partir do leite do rebanho que está na propriedade.
Hotel Fazenda Igarapés (Igarapé)
- Localizado a 45 minutos de BH, o hotel fazenda tenta trazer um pouco da vivência da vida no campo para os visitantes.
- Embora a experiência ao ar livre seja o maior motivo para visitar o interior de Minas, o esquema de hospedagem no modelo de pensão do Hotel Fazenda Igarapés também agrada a quem não abre mão da culinária mineira. Todas as hospedagens já contemplam no valor quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), todas inspiradas em
receitas clássicas da gastronomia mineira . - Entre as atividades especiais e que conectam os hóspedes à simplicidade da vida no interior, estão inclusas passeios a cavalo, pescaria, passeio de canoa e atividades com animais (como tirar leite ao pé da vaca, ou interagir com galinhas e outros animais da propriedade).