Uberaba quer investir no turismo rural. A sétima edição do Circuito Regional de Turismo Rural, já está em fase de planejamento. As instituições envolvidas se reuniram para discutir a programação do evento, que deve acontecer em junho desse ano. A ideia é divulgar e valorizar o turismo rural do município e região, que cresce cada vez mais, com grande oferta de fazendas abertas à visitação.
O circuito é uma realização da prefeitura municipal, Emater-MG, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (Citur) e Geoparque Uberaba. Neste ano, o local escolhido para o evento foi o Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig.
A programação reunirá atividades, orientações técnicas e palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo rural. Um dos destaques será a Feira da Agricultura Familiar, organizada pela regional da Emater. No espaço, agricultores assistidos pela empresa irão divulgar e comercializar seus produtos. Já os consumidores, terão acesso ao que há de melhor na agricultura familiar da região.
Para este ano, a expectativa é que o circuito seja um sucesso.
“Esperamos que o evento seja uma oportunidade para o público se conectar com o meio ambiente, incentivando a sustentabilidade ambiental, destacando as potencialidades locais, as tradições e valorizando os produtores rurais”, diz o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende.
Edição de 2023 teve cavalgada
Café da Manhã de abertura no ano passado
No ano passado, o Circuito Regional de Turismo Rural de Uberaba teve a participação de mil participantes. A programação teve cavalgada, Folia de Reis, apresentação da Orquestra Municipal e shows com artistas regionais. A Feira da Agricultura Familiar reuniu diversos produtores, que comercializaram peças de artesanato, quitandas, doces, carnes e cachaça.
“Além de ter virado uma tradição em Uberaba, o circuito também contemplou, em 2022 e 2023, outros municípios limítrofes, incluindo Veríssimo, Conceição das Alagoas e Campo Florido, ampliando seu impacto positivo em diversas comunidades”, lembrou Diego Rezende.