Pix ganha ‘botão de contestação’ contra golpes e fraudes; saiba como funciona

Medida disponível a partir desta quarta (1º), busca dar mais rapidez e segurança ao processo, aumentando as chances de recuperação dos valores

Funcionalidade poderá ser acessada em caso de fraude, golpe e coerção

O Pix terá, a partir desta quarta-feira (1º), um ''botão de contestação’’ para casos de fraude, golpe ou coerção. A funcionalidade, chamada de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), estará disponível diretamente nos aplicativos das instituições financeiras.

Segundo o Banco Central, ao acionar a contestação, a informação é enviada imediatamente ao banco do suspeito, que poderá bloquear os valores. Caso os bancos confirmem o golpe, o dinheiro pode ser devolvido em até 11 dias.

A medida busca dar mais rapidez e segurança ao processo, aumentando as chances de recuperação dos valores. O recurso não vale para erros de digitação, arrependimento ou disputas comerciais.

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...