Neste mês de outubro, o
Chuvas de outubro
Na Região Sudeste, a expectativa é de volumes acima da média em Minas Gerais, em quase todo o Rio de Janeiro e em áreas de São Paulo. Nas demais partes, as chuvas devem ficar próximas da média.
Na Região Centro-Oeste, a previsão indica chuvas abaixo da média em grande parte do Mato Grosso, no noroeste de Goiás e no Distrito Federal. Já o oeste e extremo sul do Mato Grosso e o centro-leste do Mato Grosso do Sul devem receber chuvas acima da média.
No Norte, os volumes podem ficar até 50 mm abaixo da média no Pará, centro do Tocantins e em áreas do Amazonas. Por outro lado, devem ser mais intensos no Amapá, extremo norte do Pará, norte de Rondônia, oeste do Acre e na fronteira entre Amazonas, Peru e Colômbia.
Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas próximas à média em quase todos os estados. No entanto, áreas do norte da Bahia e partes do Maranhão e do Piauí podem registrar chuvas acima da média.
Na Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média em grande parte do Paraná e no norte e oeste de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, a tendência é de volumes abaixo da média, podendo chegar a 75 mm a menos em algumas áreas.
Temperaturas do mês
As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do Brasil.
No Norte, a elevação pode chegar a 1,5 °C acima da média, especialmente no sudeste do Pará e Tocantins, com valores entre 27 °C e 32 °C.
No Nordeste, as temperaturas também ficam acima do normal em todos os estados, ultrapassando os 28 °C no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Mesmo no litoral, devem variar entre 26 °C e 28 °C.
No Centro-Oeste, a previsão é de temperaturas acima da climatologia, especialmente no norte e leste do Mato Grosso e no oeste do Mato Grosso do Sul, onde podem superar os 28 °C.
No Sudeste, a média deve ficar acima de 22 °C, com destaque para o leste de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, onde podem ultrapassar os 25 °C.
No Sul, o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas abaixo da média, inferiores a 20 °C em áreas centrais. Já no Paraná, a tendência é de temperaturas até 1 °C acima da média, ultrapassando 24 °C em alguns pontos.
Impactos na agricultura
Na Região Norte, o déficit de chuvas pode afetar culturas permanentes, como cacau, açaí e fruticultura tropical, reduzindo a qualidade da produção. Já em áreas com mais chuva, como no Amapá e norte do Amazonas, as condições devem ser melhores para lavouras e pastagens.
No Nordeste, as chuvas próximas da média, combinadas com temperaturas elevadas, favorecem feijão e milho em fase de enchimento de grãos. Porém, a alta evapotranspiração exige maior atenção à irrigação.
No Centro-Oeste, o clima favorece a colheita do milho e do algodão. Porém, no Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, a falta de chuvas pode prejudicar o início do plantio de verão.
No Sudeste, as chuvas acima da média devem beneficiar as plantações de café e cana-de-açúcar, além de melhorar as condições do solo para o início do plantio de verão.
No Sul, o cenário é misto. A menor umidade no Rio Grande do Sul favorece alimentos como o trigo, aveia, cevada e canola, reduzindo risco de doenças. Já no Paraná e em Santa Catarina, chuvas próximas e acima da média ajudam no plantio da soja.
(Sob supervisão de Marina Dias)