Ouvindo...

Temperaturas de outubro podem ultrapassar os 40 °C em várias regiões do Brasil

Segundo Climatempo, primeiros dias do mês serão marcados por temperaturas elevadas em grande parte do país

Calor pode passar dos 40°C em vários estados brasileiros

Setembro terminou com calor intenso em vários estados do Brasil, e a tendência deve continuar neste mês de outubro. Em algumas regiões, os termômetros podem marcar em torno ou até acima dos 40 °C.

Tempo seco em BH: umidade cai para 20% nesta quarta-feira (1º)

Os primeiros dias do mês serão marcados por temperaturas elevadas em grande parte do país, incluindo o norte do Paraná, os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o interior do Nordeste, Tocantins, sul e leste do Pará, além de áreas de Rondônia, Acre e extremo sul do Amazonas.

No Sudeste, os locais mais quentes devem ser o oeste e o norte de São Paulo e Minas Gerais.

Altas temperaturas foram registradas em setembro

Em setembro, calor acima dos 40 °C foi registrado em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e São Paulo. Maranhão, Piauí e Bahia tiveram temperaturas em torno de 38 °C. No Triângulo Mineiro, interior do Ceará e do Rio Grande do Norte, os termômetros também chegaram perto desse valor.

Na capital paulista, a tarde dessa última terça-feira (30) foi a mais quente desde março, com 33,5 °C registrados pelo Inmet. Foi a maior temperatura desde o recorde do ano, de 34,8 °C, em 2 de março.

Nessa última terça-feira, Campo Grande (MS), também foi marcada por forte calor. O Inmet registrou 38,3 °C, a segunda maior temperatura do ano, ficando atrás apenas do recorde de 38,7 °C, observado em 11 de setembro.

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.