A funcionária Jeniffer Lorraine Rodrigues Braulio, de 28 anos, denuncia que foi vítima de injúria racial e racismo dentro do local de trabalho, em Belo Horizonte.
Ela afirma que o diretor da concessionária de motos na qual trabalha a constrangeu por conta do cabelo crespo e volumoso. O caso ocorreu em 12 de agosto e já foi levado à Justiça.
“Disse que eu deveria prender meu cabelo”
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Jeniffer contou que o diretor entrou em sua sala por volta do meio-dia e determinou que ela deveria prender o cabelo, afirmando que só poderia usá-lo solto fora da empresa.
“Entrei em choque. Consegui responder que gostava do meu cabelo desse jeito e que não iria prender. Ressalto que fiz a entrevista de emprego e participei do treinamento de integração com o cabelo solto. Não há nenhuma norma que imponha regras sobre cabelo. Outras funcionárias brancas usam o cabelo liso solto normalmente”, relatou.
Segundo Jeniffer, o diretor ainda disse que ela precisava “ter a imagem mais limpa para os clientes, porque são eles que pagam o salário”. O episódio foi presenciado por uma funcionária do setor de Recursos Humanos e um assistente, mas, segundo a denúncia, ambos permaneceram em silêncio e não intervieram.
Crise emocional e afastamento médico
Após a situação, Jeniffer afirma que saiu da sala em crise, chorando muito, e no dia seguinte procurou atendimento psiquiátrico. Ela foi afastada do trabalho e receitada com ansiolíticos. Atualmente, a funcionária segue em tratamento terapêutico e afirma que não teve nenhum tipo de apoio da empresa.
“Me senti humilhada, em choque. Comecei a me questionar se meu cabelo era realmente sujo. Nós, mulheres pretas, somos atacadas todos os dias, e isso dói. Racismo é crime e eu espero que essa pessoa pague por isso”, desabafou.
Ação judicial e investigação da Polícia Civil
Segundo o advogado de Jennifer, Gilberto Silva, já foi ajuizada uma ação na Justiça do Trabalho pedindo a rescisão contratual.
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que o procedimento foi instaurado, a vítima foi ouvida e o caso já foi encaminhado à Justiça.
Repercussão nas redes sociais
A denúncia ganhou grande repercussão nas redes sociais. Jeniffer publicou um vídeo relatando o episódio no TikTok, que já soma mais de 82,5 mil curtidas.
A Itatiaia entrou em contato com a concessionária e aguarda retorno. O espaço segue aberto para que a empresa e os citados apresentem sua versão sobre o caso.