Ouvindo...

‘Brincadeira de Criança’ e ‘Cilada': relembre principais sucessos do Molejo com Anderson Leonardo

Cantor foi a voz de canções que marcaram os anos 1990; artista morreu. nesta sexta-feira (26), vítima de câncer na região inguinal

Molejo foi um dos principais grupos de pagode dos anos 1990

O cantor Anderson Leonardo morreu aos 51 anos nesta sexta-feira (26), vítima de câncer na região inguinal. Conhecido por ser o vocalista da banda de pagode Molejo, Anderson Leonardo foi a voz de canções que marcaram os anos 1990.

O artista fez parte da formação original do grupo de pagode fundado no fim da década de 1980. Mas o primeiro sucesso da banda veio apenas em 1994, com a música “Caçamba” (“está tudo aí, está tudo aí / que papo legal / estão dizendo lá no gueto / que você tem um swing legal”), parte do álbum “Grupo Molejo”, o primeiro do grupo.

Entre os principais hits do Molejo estão músicas como “Brincadeira de Criança” (“brincadeira de criança / como é bom, como é bom”), “Cilada” (“inocente, apaixonado, eu estava crente que ia viver uma história de amor / não era amor, não era, era cilada”) e “Dança da Vassoura” (“diga aonde você vai / que eu vou varrendo”).

Anderson Leonardo nasceu em 18 de agosto de 1972, no bairro da Abolição, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O cantor é filho do produtor Bira Haway, que quando trabalhava como técnico de som gravou discos de renomados artistas brasileiros, como: Elza Soares, Fagner, Alcione, Fafá de Belém e Belchior.

O artista cresceu rodeado do samba e um dos seus melhores amigos de infância era Andrezinho, filho do ex-diretor de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, Mestre André - quem inventou as paradinhas.

Os dois faziam parte da formação original do Molejo, banda criada pelo pai de Anderson. Bira Haway montou o Molejo para ser uma banda baile, no fim dos anos 80.

Além de Anderson e Andrezinho, a banda contava com Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera. Orientados pelo pai de Anderson, a banda misturava o humor com batidas do samba de raiz - características que acabaram virando a marca do grupo.

Leia também

Entenda

Em outubro de 2022, Anderson Leonardo relatou que foi diagnosticado com câncer na região inguinal e, em janeiro de 2023, contou estar curado. Em maio daquele ano, o artista foi diagnosticado novamente com câncer nesta área e, desde então, está em tratamento. A região inguinal fica na virilha, no encontro do final da barriga com o início da coxa.

No dia 27 de fevereiro, o cantor foi internado em um hospital particular do Rio de Janeiro, onde passou por imunoterapia e recebeu medicação para dores. No dia 13 de março, o vocalista do Molejo passou por um procedimento de bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para dor.

No dia 19 do mesmo mês, o artista recebeu alta médica após 21 dias internado. Após deixar o local, ele gravou em estúdio e apareceu feliz em vídeos nas redes sociais. Porém, no dia 24 de março, cinco dias após a alta médica, ele foi levado novamente ao hospital. Segundo a assessoria do artista, Anderson precisava de “orações”.

Anderson completou mais de um mês de internação na última quarta (24). Dentro deste período, ele foi levado para a UTI duas vezes, sendo a mais recente no domingo (21). Depois, a equipe do cantor anunciou que ele necessitava de doação de sangue. Na manhã de hoje, seu estado de saúde evoluiu para gravíssimo e ele veio a óbito.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.