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‘Pode olhar água e óleo?': cuidado com esses serviços no posto de combustível

Estas duas ações são simples de serem executadas, mas podem, se feitas incorretamente, causarem prejuízo ao dono do carro

Uso de pano que não solte fiapos é um cuidado necessário para verificar nível do óleo

Virou quase praxe: o motorista parou no posto de combustível para abastecer, o solícito frentista pergunta se quer que olhe "água e óleo”. O que, certamente, tem boa intenção, pode ter efeito nocivo na manutenção do carro, porque até mesmo essas simples verificações exigem certos cuidados.

A verificação do nível do óleo é a mais simples, mas alguns erros podem induzir o motorista ao engano. O principal é que o carro deve estar desligado há pelo menos 5 minutos, para que a maior parte do lubrificante tenha voltado para o cárter — o reservatório do óleo do motor. Se o nível for verificado antes desse tempo, é perigoso indicar falsamente que ele está abaixo do recomendado.

Se for completar no posto, podem surgir outros dois problemas: o primeiro é utilizar um óleo lubrificante diferente do que já está em uso, tanto em especificação quanto em marca. Cada fabricante tem a sua formulação e aditivação e, misturar dois diferentes, pode alterar as propriedades do óleo do motor e diminuir a sua eficiência.

Procedimento é simples, mas é preciso ao menos dois cuidados

O segundo problema é deixar o cárter com mais óleo do que o necessário, o que também irá afetar a lubrificação do motor, pois cria-se uma espuma que atrapalha a captação do lubrificante.

Por fim, o terceiro risco que se cria ao verificar o nível do óleo sem o devido cuidado é o uso de estopas ou outros panos que deixem fiapos na vareta. Pode parecer uma pequena bobagem, mas o acúmulo deles no cárter pode, em médio prazo, entupir a captação do lubrificante. O certo, para limpar a vareta, é usar um pano limpo sem fiapos ou um papel-toalha. Depois de sujos de óleo, eles devem ser descartados.

Nível da água do radiador

O nível do líquido de arrefecimento (a "água do radiador”) também deve ser verificado com o motor mais frio e sem abrir o reservatório. Basta checar se ele está entre as marcas de mínimo e máximo. Abrir a tampa, inclusive, pode provocar queimaduras, já que o líquido está pressurizado e em alta temperatura dentro do sistema.

Caso precise completar, priorize o uso do mesmo fluido que já está sendo utilizado: os carros mais novos, principalmente, são muito sensíveis a outros líquidos. Água de torneira só deve ser utilizada como "último recurso” — no mínimo, utilize água desmineralizada.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!