Virou quase praxe: o motorista parou no posto de combustível para abastecer, o solícito frentista pergunta se quer que olhe "água e óleo”. O que, certamente, tem boa intenção, pode ter efeito nocivo na manutenção do carro, porque até mesmo essas simples verificações exigem certos cuidados.
A verificação do nível do óleo é a mais simples, mas alguns erros podem induzir o motorista ao engano. O principal é que o carro deve estar desligado há pelo menos 5 minutos, para que a maior parte do lubrificante tenha voltado para o cárter — o reservatório do óleo do motor. Se o nível for verificado antes desse tempo, é perigoso indicar falsamente que ele está abaixo do recomendado.
Se for completar no posto, podem surgir outros dois problemas: o primeiro é utilizar um óleo lubrificante diferente do que já está em uso, tanto em especificação quanto em marca. Cada fabricante tem a sua formulação e aditivação e, misturar dois diferentes, pode alterar as propriedades do óleo do motor e diminuir a sua eficiência.
Procedimento é simples, mas é preciso ao menos dois cuidados
O segundo problema é deixar o cárter com mais óleo do que o necessário, o que também irá afetar a lubrificação do motor, pois cria-se uma espuma que atrapalha a captação do lubrificante.
Por fim, o terceiro risco que se cria ao verificar o nível do óleo sem o devido cuidado é o uso de estopas ou outros panos que deixem fiapos na vareta. Pode parecer uma pequena bobagem, mas o acúmulo deles no cárter pode, em médio prazo, entupir a captação do lubrificante. O certo, para limpar a vareta, é usar um pano limpo sem fiapos ou um papel-toalha. Depois de sujos de óleo, eles devem ser descartados.
Nível da água do radiador
O nível do líquido de arrefecimento (a "água do radiador”) também deve ser verificado com o motor mais frio e sem abrir o reservatório. Basta checar se ele está entre as marcas de mínimo e máximo. Abrir a tampa, inclusive, pode provocar queimaduras, já que o líquido está pressurizado e em alta temperatura dentro do sistema.
Caso precise completar, priorize o uso do mesmo fluido que já está sendo utilizado: os carros mais novos, principalmente, são muito sensíveis a outros líquidos. Água de torneira só deve ser utilizada como "último recurso” — no mínimo, utilize água desmineralizada.