Após o vazamento de imagens, a versão chinesa do Toyota Corolla foi oficialmente lançada no último domingo (21) com mudanças relevantes em relação aos modelos vendidos em outras partes do mundo. O destaque são o visual dianteiro, inspirado no híbrido Prius, e o ganho de alguns centímetros no comprimento e na distância entre-eixos. Essa atualização será a última antes da chegada da
Visualmente, a dianteira chama a atenção ao adotar um estilo mais moderno e esportivo, com faróis estreitos em formato de “C”, conectados por uma faixa de LED que percorre toda a grade. O para-choque redesenhado tem aberturas menores e linhas inspiradas em modelos como Camry, Prius e bZ3, aproximando o sedã da nova identidade visual global da Toyota.
Já a traseira mantém o desenho conhecido, mas ganha lanternas interligadas por uma barra iluminada, seguindo a tendência atual adotada por várias marcas.
O interior também foi atualizado. O painel de linhas mais limpas conta com um novo quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 12,9” compatível com os sistemas Apple CarPlay e Huawei HiCar. O console central também foi redesenhado, ficando mais retilíneo e abrigando uma saída de ar de 19 mm para refrigerar o celular sobre o carregador por indução de 50 Watts.
A cabine conta com iluminação ambiente personalizável em 64 cores, portas USB-C para a recarga de dispositivos eletrônicos, entre outros itens.
Em termos de tecnologia, o Corolla chinês recebeu o sistema Toyota Pilot de assistências de condução, que agrega frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos de auxílio ao motorista.
As dimensões também mudaram: o novo Corolla chinês mede 4,71 metros de comprimento (8 cm a mais que o modelo brasileiro) e 2,75 m de entre-eixos, um acréscimo de 5 cm - o aumento dessas medidas promete beneficiar o espaço interno e o conforto dos ocupantes – característica apreciada pelo público chinês. Largura e altura permanecem com 1,78 m e 1,43 m, respectivamente. O porta-malas segue com 470 litros.
Como no Brasil, as versões híbridas (HEV) combinam o motor 1.8 aspirado (neste caso movido somente a gasolina) a um elétrico para entregar de 98 cv de potência (3 cv a menos que o Corolla brasileiro, que é flex). A Toyota informa consumo médio de 23,2 km/l, segundo padrão chinês de medições, e autonomia total de 1.000 quilômetros com um tanque.
Já as configurações movidas somente a combustão mantiveram o 2.0 aspirado a gasolina de 171 cv (menos 4 cv que o motor vendido no Brasil), conectado ao câmbio automático CVT.
De acordo com a Toyota, essas mudanças não foram estendidas às versões equipadas com o motor 1.2 turbo a gasolina de 116 cv. Os preços do novo Toyota Corolla chinês variam entre 126.800 yuans (o equivalente a R$ 100.700 em conversão direta) e 149.800 yuans (R$ 119 mil). Nas vendas diretas, esses valores caem para 99.900 yuans (R$ 79.358) e 118 mil yuans (R$ 93.700), respectivamente.
Como fica no Brasil?
O lançamento global do novo Toyota Corolla está previsto para 2026, com chegada ao Brasil em meados de 2027. Até lá, o foco da marca por aqui será o Yaris Cross, SUV compacto híbrido que promete até 19 km/l e deve estrear no próximo ano –