Volvo atinge a marca de meio milhão de veículos produzidos no Brasil

Fábrica no Paraná completa mais de quatro décadas de operação com avanços e introdução de tecnologias no setor

Linha de produção do Volvo FH, em Curitiba-PR

A Volvo atingiu um marco histórico no Brasil ao celebrar a produção de 500 mil veículos na sua fábrica de Curitiba-PR. O número simboliza mais de quatro décadas de atuação da fabricante sueca no país e reforça a relevância da operação brasileira dentro da estratégia global do grupo, especialmente nos segmentos de caminhões e ônibus.

Instalada no Brasil desde 1979, a unidade paranaense tornou-se um dos principais polos industriais da Volvo fora da Europa. Ao longo dos anos, a fábrica passou a concentrar não apenas a montagem final dos veículos, mas também a produção de componentes estratégicos, como motores, transmissões e cabines, o que garante maior integração e eficiência ao processo produtivo. Atualmente, o complexo opera em dois turnos e emprega 4.200 funcionários diretos.

Fábrica da Volvo em Curitiba-PR opera em dois turnos e emprega 4.200 funcionários diretos

O volume de meio milhão de unidades engloba modelos que marcaram a história do transporte no país, desde chassis de ônibus urbanos até caminhões pesados amplamente utilizados no agronegócio, na mineração e no transporte rodoviário de longa distância. Ícones como o Volvo FH ajudaram a consolidar a marca como referência em desempenho, segurança e confiabilidade no mercado brasileiro.

Nos últimos anos, a fábrica de Curitiba recebeu investimentos voltados à modernização industrial e à sustentabilidade. A adoção de conceitos da indústria 4.0, o uso de energia renovável e iniciativas para redução de emissões e resíduos colocam a unidade entre as mais avançadas do grupo em termos ambientais e tecnológicos.

Nas últimas quatro décadas, a fábrica paranaense foi responsável por lançamentos e avanços importantes no setor, como os primeiros chassis de ônibus biarticulados de produção em série do mundo (1992), os primeiros caminhões nacionais com motores eletrônicos (1996), a linha de semipesados Volvo VW (2003) e os primeiros caminhões autônomos desenvolvidos no Brasil (2017).

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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