Embora seja conhecido como um símbolo de simplicidade mecânica e robustez, o Volkswagen Fusca invariavelmente acaba gerando projetos complexos e repletos de tecnologia. Um exemplo dessa versatilidade do “besouro” foi apresentada pela oficina alemã Knepper Bugs & More, que simplesmente instalou o motor elétrico de um Tesla Model S em um Fusca 1975 que estava abandonado em um ferro-velho nos Estados Unidos.
Rüdiger Knepper, idealizador do projeto batizado de RS-E, conta que o Fusca passou por um extenso processo de restauração para remover a mecânica original. A carroceria foi pintada na cor azul Marathon metálico, enquanto os para-lamas originais foram substituídos por peças mais largas e leves confeccionadas em fibra de carbono. Um pequeno aerofólio, também de carbono, foi instalado no teto para auxiliar a aerodinâmica em altas velocidades.
Para lidar com a potência do motor elétrico, o fusquinha recebeu novas suspensões com componentes do Porsche 944 e peças das marcas Bilstein, KW e Kerscher. Os freios também foram aprimorados com o sistema do Porsche 944 Turbo S e discos dianteiros do 964. As rodas de liga leve de 17 polegadas Porsche Cup 2 são calçadas em pneus Toyo de medidas 195/45 R17 na dianteira e 235/45 R17 na traseira.
Sob o capô, o motor boxer refrigerado a ar deu lugar a um propulsor elétrico do sedã Tesla Model S Performance, capaz de entregar nada menos que 601 cv de potência e 71,5 kgfm de torque. Knepper explica que o carro é usado com a potência limitada a 200 cv para respeitar as leis alemãs para se obter a homologação.
Para alimentar o motor elétrico, o Fusca RS-E conta com 17 módulos de baterias oriundos de um Porsche Taycan, instalados na dianteira e na traseira para equilibrar o peso. A autonomia varia entre 100 e 250 quilômetros, dependendo do “pé” do motorista.
Rüdiger Knepper encontrou o Fusca 1975 em ferro-velho na Califórnia (EUA)
Knepper diz que, em condições ideais, o desempenho do Fusca RS-E é de fazer inveja a muito esportivo moderno: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
O conforto dos ocupantes do Fusca elétrico é garantido pelos bancos de couro Recaro herdados de um antigo BMW 2002 e do sistema de aquecimento da cabine, testados e aprovados durante uma viagem partindo da Alemanha, passando por Luxemburgo, Bélgica, França, Portugal e Espanha, de onde fez a travessia entre Sevilha e Tânger, no Marrocos. O RS-E percorreu cerca de 8 mil km em quatro semanas sem apresentar problemas, comprovando a sua confiabilidade.