Aima A05: como é o minicarro chinês que chegará em 2026 por menos de R$ 50 mil

Modelo promete ser solução barata de mobilidade, mas depende de homologação para rodar em vias públicas

A fabricante chinesa Aima, que já atua no Brasil com bicicletas e motocicletas elétricas, pretende vender no país o A05, um minicarro elétrico direcionado como alternativa de mobilidade urbana sem emissões e de baixo custo. O modelo deve estrear no país em março de 2026 custando entre R$ 47 mil e R$ 49 mil.

Voltado a deslocamentos curtos e uso majoritariamente urbano, o Aima A05 aposta em dimensões extremamente compactas. O pequenino mede apenas 2,61 metros de comprimento, 1,40 m de largura, 1,64 de altura e 1,70 m de entre-eixos, mas foi projetado para transportar até três ocupantes, priorizando praticidade e facilidade de manobra em grandes cidades. O visual simples e funcional reforça o foco em mobilidade acessível, mais próximo ao conceito de microcarros do que de automóveis tradicionais.

A empresa trabalha nos processos de homologação do Aima A05 para definir em quais condições o modelo poderá circular em vias públicas. Dependendo do enquadramento legal, o minicarro pode ser classificado de forma semelhante a quadriciclos elétricos, o que pode impor limitações de uso e velocidade.

Um motor elétrico traseiro de 4,4 cv entrega potência suficiente para o minicarro de 825 kg atingir a velocidade máxima de cerca de 45 km/h, enquanto a autonomia da bateria de 7 kWh fica entre 55 e 60 quilômetros com uma única carga. A recarga é feita em tomadas convencionais, com tempo estimado entre oito e dez horas, característica que reforça o uso cotidiano em trajetos curtos, como ida ao trabalho, estudos ou deslocamentos em áreas restritas.

Os dados técnicos informam que o Aima A05 é dotado de suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo braço arrastado, enquanto as rodas de 12 polegadas são montadas em pneus de medidas 135/70 R12.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...