Ram confirma nova Dakota para os EUA, mas não será derivada da Fiat Titano

Nova picape será desenvolvida para o mercado norte-americano para brigar com Chevrolet Colorado e Ford Ranger

A Ram confirmou que comercializará nos Estados Unidos uma nova picape chamada Dakota, mas deixou claro que o modelo será diferente do que será lançado no Brasil em 2026, destacando a estratégia da marca de adaptar os seus produtos às particularidades de cada região.

Na América do Sul, a nova Ram Dakota produzida na Argentina é baseada na Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan F70. O modelo sul-americano tem foco no uso misto, conciliando capacidade fora de estrada, robustez para o trabalho e maior nível de conforto, mirando concorrentes tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Ram Dakota Warlock

Já nos Estados Unidos, a Dakota será um projeto totalmente diferente. A Ram pretende desenvolver uma picape específica para o mercado norte-americano, com dimensões, estrutura e proposta próprias, voltadas ao perfil do consumidor local. Por lá, o objetivo é disputar espaço com modelos como Chevrolet Colorado, Ford Ranger e Toyota Tacoma, no segmento que cresceu de forma consistente nos últimos anos.

A separação entre os projetos reflete as diferenças de exigência entre os mercados. Enquanto na América do Sul o foco está em durabilidade, custo operacional e aptidão para terrenos severos, nos Estados Unidos o consumidor prioriza desempenho, tecnologia embarcada e opções de motorização mais potentes, incluindo soluções híbridas ou eletrificadas – por lá, a capacidade de reboque, muitas vezes, importa mais que o quanto a picape é capaz de carregar na caçamba.

Com essa estratégia, a Ram pretende ampliar a sua presença global no segmento de picapes médias sem comprometer a identidade de cada produto.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...