A Ram confirmou que comercializará nos Estados Unidos uma nova picape chamada Dakota, mas deixou claro que o modelo será diferente do que
Na América do Sul, a nova Ram Dakota produzida na Argentina é baseada na Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan F70. O modelo sul-americano tem foco no uso misto, conciliando capacidade fora de estrada, robustez para o trabalho e maior nível de conforto, mirando concorrentes tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Ram Dakota Warlock
Já nos Estados Unidos, a Dakota será um projeto totalmente diferente. A Ram pretende desenvolver uma picape específica para o mercado norte-americano, com dimensões, estrutura e proposta próprias, voltadas ao perfil do consumidor local. Por lá, o objetivo é disputar espaço com modelos como Chevrolet Colorado, Ford Ranger e Toyota Tacoma, no segmento que cresceu de forma consistente nos últimos anos.
A separação entre os projetos reflete as diferenças de exigência entre os mercados. Enquanto na América do Sul o foco está em durabilidade, custo operacional e aptidão para terrenos severos, nos Estados Unidos o consumidor prioriza desempenho, tecnologia embarcada e opções de motorização mais potentes, incluindo soluções híbridas ou eletrificadas – por lá, a capacidade de reboque, muitas vezes, importa mais que o quanto a picape é capaz de carregar na caçamba.
Com essa estratégia, a Ram pretende ampliar a sua presença global no segmento de picapes médias sem comprometer a identidade de cada produto.