Fiat fabricará no Brasil SUV de 7 lugares para ocupar o lugar do Doblò

Modelo, que terá proposta focada em robustez e versatilidade, será lançado primeiro na Europa em 2026

Projeção do futuro SUV da Fiat que será fabricado no Brasil

A Fiat trabalha no desenvolvimento de um inédito SUV de sete lugares que será produzido no Brasil para ocupar a lacuna deixada pelo veterano Doblò, descontinuado em 2021 e ampliar a sua participação em um segmento estratégico e em forte crescimento no mercado nacional. O novo modelo, que ainda não tem nome oficial, foi flagrado em testes na Europa, onde deverá estrear primeiro a partir de 2026.

O novo SUV deverá ser construído a partir da plataforma Smart Car, já utilizada pelo Fiat Grande Panda europeu e que servirá de base a novos modelos da marca na América do Sul – como a versão brasileira do próprio Grande Panda, que substituirá o Argo, e a nova geração do Fastback. Essa arquitetura permitirá maior flexibilidade de dimensões e a adoção de novas tecnologias, além de facilitar a eletrificação leve, tendência cada vez mais presente nos lançamentos da indústria automotiva.

Em termos de porte, o SUV de sete lugares será maior que os SUVs compactos atuais da marca, posicionando-se acima de Pulse e Fastback, ficando na faixa de tamanho do Citroën Aircross (4,40 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos). A proposta do modelo é oferecer uma cabine mais ampla, com três fileiras de bancos e foco no conforto dos ocupantes, mirando diretamente consumidores que hoje recorrem a modelos maiores e, muitas vezes, bem mais caros.

Sob o capô, a expectativa é que o modelo conte com motores turbo flex, possivelmente associados a algum tipo de sistema híbrido leve (MHEV). A estratégia segue a diretriz da Stellantis de ampliar gradualmente a eletrificação de seus veículos produzidos no Brasil, sem elevar excessivamente os custos - atualmente, a empresa dispõe do 1.0 turbo combinado a um sistema de 12 Volts.

O novo SUV também deverá trazer um pacote robusto de tecnologia e segurança, com sistemas de conectividade atualizados, assistências à condução e itens que atendam às exigências mais recentes do mercado e dos órgãos de avaliação de segurança, como o Latin NCAP. A produção local (possivelmente em Betim-MG) tende a favorecer preços mais competitivos frente a rivais importados.

Projeções: Kleber Silva

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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