O produtor Geraldo Nogueira Gontijo Júnior, de Carmo do Cajuru, na Região Centro-Oeste de Minas, tem uma trajetória no campo marcada por sucessão familiar, perseverança e resultados. Atualmente, ele está inserido no projeto do
Segundo Geraldo, a paixão pela atividade rural vem da infância. “Lembro de, ainda bem pequeno, acompanhar meu bisavô e o avô na lida do campo e no cultivo de
A paixão pelo campo fez Nogueira retornar para a fazenda Galinheiros, na Comunidade Marimbondos. Segundo o produtor, as principais dificuldades enfrentadas na volta ao campo foram a recuperação das lavouras e a reconquista dos consumidores. Atualmente, a produção aproximada é de 40 toneladas por ano, com comercialização em mercados do município e da região.
“Hoje posso dizer que minhas maiores conquistas são ver toda a minha família unida na produção e também estar a cada dia reduzindo o uso de
Assistência técnica
Participante do PNAE, Geraldo possuiu acompanhamento para sua retomada no campo. O extensionista da Emater-MG, Juliano Toledo Saib Marcelino, relatou os trabalhos desenvolvidos. “Acompanhamos ele em praticamente todas as etapas da cadeia produtiva e de comercialização. Realizamos amostragem e interpretação de resultados de análise de solo, orientamos sobre controle de pragas e podas e também no manejo agroecológico”.
Segundo a extensionista de bem-estar social, Alessandra de Faria Vilaça Carvalho, a qualidade dos frutos é resultado não apenas dos cuidados com a lavoura, mas também da dedicação da família. Ela ressalta que o produtor está sempre em busca de inovações e tecnologias para melhorar a produtividade.
Mercado e manejo
Sucessão familiar, alto valor agregado, necessidade de uma pequena área foram os fatores que fizeram Geraldo Nogueira a optar pelo cultivo de goiaba. “A variedade que trabalhamos é pedro sato, uma goiaba de porte muito bom, com sabor acentuado”, relatou.
Segundo o extensionista, a versatilidade de comercialização, a alta demanda e a produção durante o ano todo fazem com que o mercado seja atrativo. Enquanto, a variação sazonal de preço e a escassez da mão de obra estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos agricultores.
Para iniciar o cultivo da fruta, é necessário escolher áreas bem drenadas e ensolaradas, adotar espaçamento adequado, além de investir no plantio de mudas sadias e de boa procedência. A irrigação regular, as adubações baseadas em resultados de análises químicas, priorizando nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes são cuidados observados no manejo.
O extensionista destaca que o uso contínuo de caldas agroecológicas auxiliam no combate a mosca-da-fruta, ferrugem e antracnose, principais pragas que afetam as lavouras.