O estudo da
Estradas vicinais são vias não pavimentadas que conectam áreas rurais entre si ou com centros urbanos, escoando cerca de 1,4 bilhão de toneladas de produtos agropecuários. Segundo o CNA, os principais produtos transportados pelas vias são cana-de-açúcar, cereais, leguminosas e oleaginosas, frutas, lavouras permanentes e temporárias, leite, madeira, milho, soja e produção animal.
Ao todo, o Brasil possui cerca de 2,2 milhões de quilômetros de estradas vicinais, distribuídas em 557 microrregiões. De acordo com a representante do agro, para elevar a qualidade de 101 mil km de estradas vicinais do padrão “ruim” para “superior”, em regiões prioritárias, seria necessário um investimento de R$ 12,6 bilhões.
Enquanto para adequar 177 mil quilômetros de estradas terciárias em regiões altamente prioritárias, a CNA estima um investimento necessário de R$ 4,9 bilhões por ano. O custo anual de manutenção nesse padrão é de R$ 35 mil por km. Para adequar todos os 367 mil km de estradas terciárias, o investimento necessário é de R$ 10 bilhões por ano
Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de
O estudo “Panorama das Estradas Vicinais no Brasil” foi realizado pela CNA em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Log). Foram realizadas análises com bases públicas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da plataforma colaborativa OpenStreetMap (OSM), além de visitas de campo.