O governo federal lançou nesta segunda-feira (30) o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). A medida tem o objetivo de diminuir o uso de agrotóxicos, principalmente os considerados altamente perigosos ao meio ambiente ou à saúde humana.
A redução dos agrotóxicos visa incentivar práticas agrícolas mais seguras, resilientes e saudáveis, estabelecendo uma transição para a
- Ações integradas de pesquisa científica;
- Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente;
- Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater);
- Ampliação do uso de bioinsumos.
O lançamento do Pronara, com presença do presidente Lula (PT), ocorreu durante a cerimônia de anúncio do
Câncer de pele, mama e linfomas: agricultores podem desenvolver tumores com exposição a agrotóxicos Pesquisa detecta agrotóxicos na chuva em três cidades paulistas
Agroecologia no Brasil
A adoção de métodos agroecológicos tem ganhado força no Brasil, principalmente no âmbito da
Na prática, a agroecologia proporciona alimentos mais saudáveis e variados à mesa dos brasileiros, contribuindo para o combate à fome e desnutrição, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local. Agricultores familiares encontram na agroecologia uma alternativa viável, reduzindo sua dependência de insumos externos e aumentando a resiliência de suas culturas diante das mudanças climáticas.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destaca que, além de ser uma abordagem agrícola, a agroecologia é um movimento social que preza pela justiça agrária, inclusão social e valorização do saber tradicional.