Ouvindo...

Fim dos agrotóxicos? Governo lança programa para incentivar a agroecologia

Pronara foi lançado durante anúncio do Plano Safra 2025/2026 para a agricultura familiar

Redução dos agrotóxicos visa incentivar práticas agrícolas mais seguras

O governo federal lançou nesta segunda-feira (30) o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). A medida tem o objetivo de diminuir o uso de agrotóxicos, principalmente os considerados altamente perigosos ao meio ambiente ou à saúde humana.

A redução dos agrotóxicos visa incentivar práticas agrícolas mais seguras, resilientes e saudáveis, estabelecendo uma transição para a agroecologia, onde os produtores plantam com foco em sustentabilidade. O programa prevê:

  • Ações integradas de pesquisa científica;
  • Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente;
  • Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater);
  • Ampliação do uso de bioinsumos.

O lançamento do Pronara, com presença do presidente Lula (PT), ocorreu durante a cerimônia de anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, na segunda-feira.

Agroecologia no Brasil

A adoção de métodos agroecológicos tem ganhado força no Brasil, principalmente no âmbito da agricultura familiar, na qual produtores buscam maneiras de garantir a soberania alimentar sem comprometer os ecossistemas locais. O uso de insumos naturais e o fortalecimento da biodiversidade são pilares desse modelo, que tem impactos positivos tanto na saúde dos consumidores quanto na redução de emissões de carbono e na proteção dos recursos naturais.

Na prática, a agroecologia proporciona alimentos mais saudáveis e variados à mesa dos brasileiros, contribuindo para o combate à fome e desnutrição, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local. Agricultores familiares encontram na agroecologia uma alternativa viável, reduzindo sua dependência de insumos externos e aumentando a resiliência de suas culturas diante das mudanças climáticas.

Leia também

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destaca que, além de ser uma abordagem agrícola, a agroecologia é um movimento social que preza pela justiça agrária, inclusão social e valorização do saber tradicional.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde