Ouvindo...

Programa de doação de agrosilício beneficia agricultores familiares no Leste de Minas

Ação da Emater-MG e parceiros promove correção do solo, redução de custos e aumento da produtividade

O Programa de Doação de Agrosilício tem estimulado o uso sustentável do solo entre agricultores familiares do Leste de Minas Gerais. A iniciativa atende a regional da Emater-MG em Governador Valadares, sendo uma parceria entre a empresa e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), prefeituras e a empresa Harsco Environmental. Em 2025, os 28 municípios assistidos pela regional receberam cerca de 980 toneladas de agrosilício (composto à base de silício, cálcio e magnésio), beneficiando aproximadamente 400 produtores.

Segundo o coordenador regional de Culturas da Emater-MG, Jader Murta, o agrosilício serve para corrigir o pH do solo, substituindo o calcário. “A correção do pH do solo é importante para que os nutrientes presentes ou adicionados ao solo estejam em forma disponível para a absorção pelas raízes das plantas”, afirmou. Ele ressalta que o programa fornece agrosilício gratuitamente aos produtores, reduzindo os gastos com insumos químicos e, principalmente, aumentando a produtividade e qualidade da produção da agricultura familiar.

Para o gerente regional da Emater-MG em Governador Valadares, Ademar Pires, “o programa vai além da entrega do insumo, pois contribui para criar entre os agricultores uma cultura permanente de análise e cuidado com o solo, resultando em práticas mais sustentáveis e em maior valorização da agricultura familiar”.

Redução de gastos e melhoramento da pastagem

Gislei Alves dos Santos trabalha com pecuária de leite no município de São José do Divino. A propriedade dele produz 200 litros de leite por dia, que são comercializados com uma cooperativa da região. Desde 2024, ele participa do programa e utiliza o agrosilício na pastagem e na lavoura de cana, que serve como suplementação alimentar para o seu rebanho. Ele conta que, ao utilizar o fertilizante, conseguiu reduzir gastos e melhorar a qualidade da cana e da pastagem de sua propriedade.

“Minha motivação foi o melhoramento da pastagem. O apoio da Emater foi muito bom, porque, hoje, precisamos desse acompanhamento técnico. A aplicação foi tranquila e já percebi melhora na rebrota”, compartilhou. Com isso, Gislei pretende aumentar de um para dois hectares a lavoura de cana e, também, já pensa em ampliar a área de pastagem do gado.

Lançado em 2024, o Programa de Doação de Fertilizantes têm como objetivo melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade das lavouras e promover a sustentabilidade na agricultura. “Essa união entre setor público e iniciativa privada fortalece a agricultura familiar, amplia o acesso a insumos de qualidade e assegura a democratização da tecnologia no campo”, afirmou o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Marlon Gomes Dias.

As equipes da Emater-MG são responsáveis pelo acompanhamento técnico de todo o processo, que é iniciado com a análise de solo e também auxilia na distribuição. “[Em 2025], conseguimos distribuir 12.667 toneladas e a meta era de 10 mil, desta forma ampliamos o alcance da iniciativa, reforçando o compromisso com o fortalecimento da agricultura sustentável e o uso eficiente de insumos no campo”, afirmou o coordenador técnico estadual de Culturas, Sérgio Brás Regina.

Em 2025 o programa beneficiou 111 municípios mineiros. Em 2024 foram distribuídas cerca de 5 mil toneladas de agrosilício para 90 municípios.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.