Ouvindo...

Anvisa suspende Queijo Minas Artesanal contaminado e proíbe suplemento

Medida foi tomada após a detecção de duas bactérias que provocam riscos à saúde

Medida inclui suspensão imediata da comercialização, distribuição, propaganda e uso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (30), o recolhimento imediato do Queijo Minas Artesanal produzido por José Antônio dos Reis de Melo.

A medida inclui suspensão imediata da comercialização, distribuição, propaganda e uso. A determinação atinge todos os lotes fabricados a partir de 26 de abril de 2025.

Por que a suspensão?

A medida foi tomada após a detecção das bactérias Listeria monocytogenes e Staphylococcus coagulase positiva em diferentes lotes do produto. O Ministério da Agricultura (Mapa) já havia suspendido as atividades do produtor.

Riscos à saúde

O consumo do produto contaminado apresenta sérios riscos à saúde:

  • Listeria monocytogenes (Listeriose): causa febre, dores musculares e sintomas gastrointestinais. É especialmente perigosa para gestantes, podendo levar a morte fetal ou parto prematuro.
  • Staphylococcus coagulase positiva: esta bactéria pode produzir toxinas responsáveis por surtos de infecções alimentares.

Se você possui o produto, não o consuma e procure o local de compra para devolução ou descarte.

Suplemento proibido

Outro item que sofreu ação fiscal e deve ser apreendido é o Bari 7 Caps - Suplemento Alimentar em Cápsulas, distribuído pela Nutraleza Ltda. Com isso, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes do produto estão proibidos.

O suplemento é produzido pela AEG Produtos Naturais Ltda., fabricante que não tem licenciamento sanitário para fabricá-lo. Além disso, o produto possui composição desconhecida, faz uso de nome e propaganda irregulares, associando o seu uso a benefícios terapêuticos como emagrecimento, diminuição do apetite, “ação detox” e redução da retenção de líquidos, o que não é permitido para suplementos alimentares.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde